Mulheres Fortes: inscrições abertas para aulas de defesa pessoal em Joinville

A participação é gratuita, mediante doação de um quilo de alimento não perecível

Mulheres Fortes: inscrições abertas para aulas de defesa pessoal em Joinville

A participação é gratuita, mediante doação de um quilo de alimento não perecível

Lara Donnola

O evento Mulheres Fortes, que oferece aulas gratuitas de defesa pessoal e orientações de prevenção contra a violência, está com inscrições abertas em Joinville. A próxima edição será no dia 19 de outubro, um domingo, na Casa do Capitão, localizada na rua Saguaçu, 212, no bairro Saguaçu.

Criado em 2019, o projeto surgiu a partir da experiência do vereador Instrutor Lucas (PL) quando ainda atuava como policial. Segundo ele, a ideia nasceu após presenciar diversas ocorrências de violência contra mulheres, em que muitas vítimas acabavam desistindo da denúncia e voltando a sofrer agressões.

“Eu comecei esse evento por causa das ocorrências que eu presenciava, e a gente não podia fazer muita coisa. O que nós podíamos fazer era conduzir à delegacia e, infelizmente, muitas vezes, as meninas desistiam da denúncia e acabavam se tornando vítimas novamente”, explicou.

Diante dessa realidade, Lucas decidiu criar a iniciativa voltada à prevenção. O objetivo é ensinar técnicas básicas de defesa para que, caso sejam alvo de uma agressão, as mulheres saibam como reagir e escapar da situação. “Pelo menos, se caso acontecer alguma coisa, se defender e sair da agressão a mulher saberia fazer”, disse o criador do projeto.

Como participar

O evento ocorre das 8h30 às 11h30. A participação é gratuita, mediante doação de um quilo de alimento não perecível. As doações serão destinadas ao Lar Renascer, uma instituição que acolhe mulheres gestantes vítimas de violência e em situação de vulnerabilidade.

Além das técnicas práticas de defesa pessoal, a programação inclui uma parte teórica, voltada à prevenção do crime, com orientações sobre como evitar situações de risco. De acordo com Lucas, o projeto já formou mais de 3,5 mil mulheres.


Assista agora mesmo!

Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo