Museu Nacional do Mar, em São Francisco do Sul, terá investimento de R$ 20 milhões
Espaço é o quinto maior do mundo em acervo e o primeiro da América Latina
Nesta quarta-feira, 11, o Governo de Santa Catarina anunciou um investimento de R$ 20 milhões para licitação e reforma completa do Museu Nacional do Mar – Embarcações Brasileiras, localizado em São Francisco do Sul.
O espaço é o quinto maior do mundo em acervo e o primeiro da América Latina. “Essa intervenção é importantíssima e histórica”, definiu o governador do estado, Carlos Moisés (PSL).
O anúncio foi feito no mesmo dia em que se comemora a Data Magna do Estado, 11 de agosto, quando foi criada a Capitania de Santa Catarina no ano de 1738.
Todos os anos, a capital do estado é transferida, simbolicamente, para o município do Litoral Norte de Santa Catarina, como marco por se tratar da cidade catarinense mais antiga.
O Museu
Criado em 1991, o Museu Nacional do Mar está abrigado nos galpões de uma extinta empresa de navegação. Inaugurado em dezembro de 1992, passou a receber visitação do público no ano seguinte.
O espaço pode ser compreendido como um território para a salvaguarda do patrimônio naval brasileiro, reunindo em seu acervo uma grande diversidade de embarcações de várias regiões do país.
O acervo está organizado em salas divididas por temas. Entre as peças disponíveis à visitação do público, estão barcos em tamanho natural, peças de modelismo e artesanato naval.
No local ainda há traineiras, botes, jangadas, saveiros da Bahia e o cúter do Maranhão.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube