“Não podemos retroceder, só avançar”, diz secretário de saúde de Joinville em abertura de conferência municipal

Evento iniciou nesta sexta-feira

“Não podemos retroceder, só avançar”, diz secretário de saúde de Joinville em abertura de conferência municipal

Evento iniciou nesta sexta-feira

Redação O Município Joinville

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria da Saúde, e o Conselho Municipal de Saúde iniciou nesta sexta-feira, 17, a 14ª Conferência Municipal da Saúde da cidade. A abertura do evento aconteceu no anfiteatro da UniSociesc (Campus Marquês de Olinda) e contou com a presença de profissionais da área, estudantes e usuários do sistema.

Secretário de saúde de Joinville, Andrei Kolaceke falou sobre os desafios da área, como aumentar a cobertura vacinal, e destacou que a conferência significa um processo importante para definir diretrizes para a elaboração do Plano Municipal de Saúde e de outros instrumentos de gestão da saúde pública.

“As propostas aprovadas nas conferências municipais seguem para as estaduais e terminam na nacional, onde se definem quais serão as diretrizes para formulação de políticas públicas na área da saúde nos próximos dois anos. A conferência é importante para o desenvolvimento do SUS e para melhorar a condição de vida da nossa população. Não podemos retroceder, só avançar”, afirmou o secretário.

“A expectativa é de aprovar o máximo de propostas para levar para o Estado e chegar no nacional”, afirmou o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Vilson Freitas Júnior.

Sanitarista do SUS

A primeira palestra da conferência foi com o sanitarista Eugênio Vilaça Mendes, um dos responsáveis pela construção da estrutura jurídica do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele apresentou o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”.

Eugênio Vilaça Mendes durante conferência em Joinville. | Foto: Prefeitura de Joinville/DIvulgação

Eugênio é consultor da Organização Pan-Americana de Saúde, doutor em Cirurgia Bucal pela Universidade Federal de Minas Gerais e integrou o Movimento Sanitário Brasileiro, que liderou a criação do Sistema Único de Saúde.

Objetivos

Entre os objetivos da Conferência Municipal estão a avaliação das políticas públicas da saúde em Joinville, a elaboração de propostas que atendam às necessidades da população e a definição de diretrizes que devem ser incorporadas ao Plano Plurianual de Saúde (2024-2027), além da revisão do Plano Municipal de Saúde elaborado para os anos de 2022 a 2025.

A 14ª Conferência Municipal de Saúde segue as propostas da 17ª Conferência Nacional de Saúde e ainda acontece durante este sábado, 18.


– Assista agora:
Imponente Palacete Schlemm, de Joinville, tem detalhes criados pelo artista alemão Fritz Alt

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo