Navio recebe primeira transferência de gás natural em terminal na Baía da Babitonga, em São Francisco do Sul

Transferência de gás natural para o navio Energos Winter ocorreu nesta segunda-feira

Navio recebe primeira transferência de gás natural em terminal na Baía da Babitonga, em São Francisco do Sul

Transferência de gás natural para o navio Energos Winter ocorreu nesta segunda-feira

Bernardo Gonçalves | Revisão

Nesta segunda-feira, 18, o Terminal de Gás Sul (TGS), primeiro terminal de Gás Natural Liquefeito (GNL) na região sul do país e localizado na Baía da Babitonga, em São Francisco do Sul, teve a primeira atividade de transferência de gás natural liquefeito de um navio metaneiro para o navio Energos Winter.

O navio Energos Winter chegou ao TGS no dia 26 de fevereiro e ficará permanentemente atracado no terminal marítimo, constituído de dolfins de atracação e amarração, plataforma de recebimento de gás destinada ao recebimento, armazenamento e regaseificação do GNL.

Além disso, a embarcação possuí 33 km de gasoduto, uma estação de transferência e custódia para a entrega do gás natural ao Gasoduto Bolívia-Brasil (Gasbol), na cidade de Garuva.

Segundo comunicado do TGS enviado ao jornal O Município Joinville, a transferência de gás natural foi autorizada pelo órgão ambiental e pela Marinha e antecede o início da fase de Comissionamento, que poderá durar até 180 dias, para testes.

O comissionamento é a fase na qual acontecem as validações, verificações e testes da estrutura que ocorrem antes da fase de operação do empreendimento.

“A efetiva entrada em operação somente deverá ocorrer após a obtenção da Licença Ambiental de Operação e demais autorizações”, explica a empresa.

O Terminal de Gás Sul

O Terminal de Gás Sul iniciou seu projeto em 2017, com a realização das simulações necessárias em ambiente controlado na Universidade de São Paulo (USP). O TGS tem como objetivo o aumento da confiabilidade no suprimento de gás natural para as regiões Sul e Sudeste do Brasil, trazendo uma maior segurança energética para essas regiões.

Terminal Gás Sul, na Baía da Babitonga. | Foto: Levi Garcia/SDE

Em abril de 2020, foi expedido pelo Agente da Autoridade Marítima em São Francisco do Sul o “Nada a Opor” para o início das obras.

No período de 5 a 7 de fevereiro de 2024, foi realizada uma visita técnica da Diretoria de Portos e Costas à empresa NFE Power Latam Participações e Comércio, a fim de cadastra-lá como provedor de serviço Ship-to-Ship (transferência de gás) na área de jurisdição da Delegacia da Capitania dos Portos em São Francisco do Sul.

Na ocasião, foram verificados equipamentos, operação do navio Energos Winter, estruturas, processos, dentre outros.

Confira o comunicado do Terminal Gás Sul na íntegra:

O Terminal Gás Sul – TGS informa que sua primeira atividade de Ship to Ship – transferência de gás natural liquefeito de um navio metaneiro para o navio Energos Winter -, está prevista para iniciar em 18 de março.

A atividade, autorizada pelo órgão ambiental e pela Marinha, antecede o início da fase de Comissionamento, que poderá durar até 180 dias, para testes. A efetiva entrada em operação somente deverá ocorrer após a obtenção da Licença Ambiental de Operação e demais autorizações.

A empresa reforça seu compromisso com a segurança operacional e a execução das melhores práticas durante toda esta fase, e se coloca à disposição para esclarecimentos em seus canais oficiais de comunicação: 0800-8871598, WhatsApp (47) 9266-9124 (seg-sex – das 9h às 18h).

Leia também:
1. Mulher é presa por praticar lavagem de dinheiro 104 vezes em Joinville
2. Confira quais postos têm a gasolina mais barata em Joinville
3. PF encontra depósito e laboratório de cocaína em casa de Joinville
4. Joinville terá novo conjunto habitacional com mais de 150 residências; saiba onde e detalhes da obra
5. Procon de Joinville divulga lista de locais mais baratos para comprar gás de cozinha em março


Assista agora mesmo!

Família síria foge de terremoto na Turquia e encontra lar em Joinville:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo