Neogrid/Divulgação

Por Sabrina Quariniri

A joinvilense Neogrid, empresa de soluções para a gestão automática da cadeia de suprimentos, levantou R$ 486,5 milhões na abertura de capital na Bolsa de Valores ou IPO (initial public offering) — sigla em inglês.

Deste aporte, conforme David Abuhab, diretor de estratégia da Neogrid, 80% serão investidos em fusões & aquisições (M&A) e 20% em marketing. Apesar do planejamento, ainda não há uma data para os investimentos acontecerem.

“Nossa expectativa é de que a companhia apresente um crescimento robusto nos próximos anos, por meio do desempenho orgânico e com resultados da execução da estratégia de fusões e aquisições”, complementa Abuhab.

Neogrid/Divulgação

De acordo com o diretor de estratégia, a empresa vinha construindo uma trajetória sólida em seus 22 anos e apresentando resultados bastante satisfatórios e sustentáveis.

A decisão de entrar para a bolsa de valores representou um marco na história da corporação. Com os aportes do IPO, a expectativa é acelerar questões como pesquisa e desenvolvimento, fusões, aquisições e vendas, além de intensificar a expansão internacional.

“A Neogrid começou um novo capítulo na sua jornada. Com a confiança dos investidores, reforçamos o compromisso para elevar a potência de nossas soluções e levá-las para mais clientes no Brasil e no mundo”, diz.

Nova aquisição

Em março de 2021, a Neogrid adquiriu a startup Smarket, de Florianópolis, que faz gestão de promoções para supermercados, farmácias e redes de eletro. Abuhab explica que a compra representa o primeiro passo em fusões e aquisições pós IPO.

Segundo o diretor de estratégia, a aquisição, com valor inicial de R$ 17 milhões, vai complementar o portfólio de soluções para varejo e indústria. “Estamos atentos a empresas nacionais e internacionais, sobretudo na América Latina, que, além da integração de produtos e incremento de capacidades, sejam compatíveis com nossa cultura”, aponta.

Crescimento durante a pandemia

Desde o início da pandemia da Covid-19, em março de 2020 até agora, a empresa fez mais de 200 contratações e, atualmente, está com cerca de 30 vagas em aberto.

Durante a crise econômica mundial, a Neogrid manteve contatos com seus clientes, sejam eles da indústria, varejo ou distribuidores, a fim de dar continuidade às operações e suprir as necessidades de mercado e dos brasileiros.

Para Abuhab, o serviço oferecido pela instituição se tornaram ainda mais essenciais durante a pandemia, uma vez que a Neogrid atua para auxiliar na gestão das cadeias de suprimentos.

Somados ao bom desempenho dos produtos oferecidos, diz o diretor de estratégia, estão a gestão de equipe e a integração de novos clientes, o que resultou em maior participação de mercado. “O primeiro trimestre de 2021 foi o melhor da história da Neogrid. Atribuímos os bons resultados à resiliência como empresa”.

E foi justamente durante a instabilidade política e econômica que a corporação decidiu fazer um dos movimentos mais importantes da empresa: abrir capital na Bolsa de Valores.

Mas Abuhab garante que a decisão foi tomada com embasamento técnico e levando em consideração a relevância que o mercado de tecnologia tem conquistado no Brasil.

“Os negócios da Neogrid sempre foram pautados em estratégias seguras e saudáveis econômica e financeiramente, que apresentam escalabilidade, resiliência, rentabilidade e alcance”, assegura.

“O cenário de crise gera uma série de dúvidas, porém, temos certeza que vai passar e, quando acontecer, sairemos ainda mais fortes de tudo isso”.

Joinvilense com presença mundial

Com mais de 20 anos de história, foi em solo joinvilense que a empresa Neogrid nasceu. Atualmente, de cerca de 800 funcionários que compõem a empresa, 300 deles atuam no município.

No IPO da Bolsa, 20% dos recursos captados serão investidos em marketing e P&D. Com sede na cidade, de acordo com o diretor, Joinville será o local mais relevante em investimentos, pois contempla o núcleo operacional, além de profissionais em diversas lideranças na administração, comercial e desenvolvimento em tecnologia.

“Santa Catarina é um dos principais polos econômicos do Brasil, principalmente quando o assunto é tecnologia. Para nós, é uma honra ter nascido em Joinville”, sublinha.

Atualmente, a Neogrid está em 140 países, com 22 canais de venda no Brasil, dois no México, um no Chile, um no Canadá e um no Japão, contribuindo para a eficiência de mais de 150 grandes redes de varejo, 37 mil indústrias e 5 mil distribuidores.

“É muito gratificante contar com know-how e expertise para desenvolver por aqui soluções e ferramentas tão disruptivas que têm potencial para nos consolidar cada vez mais como líderes do segmento de software para a gestão de cadeias de suprimentos dentro ou fora do Brasil”, finaliza.