Ney Franco é apresentado como novo técnico do JEC
Treinador definiu acesso à Série C do Brasileiro como sonho pessoal
Treinador definiu acesso à Série C do Brasileiro como sonho pessoal
Na manhã desta quarta-feira, 17, Ney Franco foi oficialmente apresentado como o novo técnico do Joinville Esporte Clube (JEC). A cerimônia começou com a participação de Arthur Mayer, sócio do clube desde 1977, que representou os torcedores ao entregar a camisa do JEC ao novo treinador.
Ney Franco chega ao clube após um período de negociações iniciadas em junho, com ajuda do CEO do JEC, Felipe Ximenes. Ele permanece à frente do clube pelos próximos 18 meses, os quais o JEC tem chamado de “jornada”. O treinador traz consigo a experiência de ter trabalhado com Ximenes em clubes como Coritiba, Vitória e Flamengo. “Joinville é um excelente lugar para esses dois profissionais estarem hoje”, destacou Darthanhan, presidente do clube.
Durante a apresentação, Ney Franco comentou sobre uma coincidência que aconteceu ao receber o convite. Sem clube desde que deixou o CSA-AL em 2021, o técnico aproveitou 2022 e 2023 para ficar junto à família, que retornou ao Brasil após um período morando nos Estados Unidos. Neste ano, quando decidiu que retornaria ao futebol e comentou isso com a esposa, no dia seguinte, recebeu uma ligação de Felipe Ximenes.
O técnico também aproveitou o espaço para afirmar que há apenas um “gatilho” em seu contrato que possibilitaria uma saída, que seria no caso de ele receber um convite da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para ocupar qualquer cargo.
Ainda na apresentação, Ney Franco falou sobre os desafios que o aguardam e sua motivação para assumir o comando do JEC. “A jornada motivou a vir para Joinville. O convencimento foi na palavra de reconstrução. É uma das melhores cidades para morar no país, e o time tem uma torcida enorme”, afirmou o treinador.
Ney Franco enfatizou a importância da transparência e do engajamento no processo de reconstrução do clube. Ele também destacou a necessidade de montar uma equipe competitiva para a próxima temporada.
“Não há nada que eles não saibam do clube, a garantia aconteceu na transparência e na convicção que a gente tem”, reafirmou o presidente Darthanhan.
A primeira competição de Ney Franco sob o comando do JEC será a Copa Santa Catarina 2024, que tem início em setembro. “A gente vem com o objetivo de lutar pelo título [da Copa Santa Catarina]. Meu sonho maior é um acesso da Série D para a Série C. É o meu sonho pessoal, é o que vai me motivar a estar aqui”, disse.
O treinador revelou que já começou a observar os jovens talentos do clube, tendo assistido a treinos do sub-20, e que pretende integrar alguns desses atletas ao elenco principal. “Já pedi para subir três atletas do sub-20: um volante, um zagueiro e um meia. Estamos tentando montar uma equipe para jogar no 4-3-3”, explicou Ney Franco.
Luciano Fidêncio, executivo de futebol do JEC, preferiu não revelar ainda os nomes escolhidos pelo técnico. Apesar disso, o profissional comentou que há a possibilidade de mais jovens atletas serem integrados ao elenco profissional da Copa SC 2024.
Nesta quinta-feira, 18, o JEC terá o retorno de 12 atletas, que se apresentam ao clube, seja por volta de empréstimo ou férias. Este será o primeiro contato de Ney Franco com seus futuros comandados.
Luciano comentou que o elenco tricolor deve ter cerca de 25 atletas, alguns do elenco que disputou o Campeonato Catarinense neste ano, alguns da categoria sub-20 e novas contratações. O CEO Felipe Ximenes já faz contato com atletas desejados pelo clube, porém, nenhum nome foi revelado.
Como as quatro divisões do Campeonato Brasileiro ainda estão em andamento, os comandantes do tricolor entendem que será uma tarefa mais complicada conseguir reforços. Porém, Luciano Fidêncio afirma que está monitorando até mesmo divisões de acesso de campeonatos estaduais.
Leia também:
1. Atacante Andriw se recupera de lesão grave e JEC tem reforço “caseiro” para Copa SC
2. JEC negocia contratação por empréstimo do zagueiro Mina, do Goiás
3. Meia Lucas de Sá permanece no JEC para a Copa Santa Catarina
4. JEC negocia com jogador joinvilense com passagens por Avaí e Vitória; conheça quem é
O presidente Darthanhan também comentou sobre os planos do clube, incluindo a negociação com a marca Volt para fornecer material esportivo e os cuidados paliativos que serão realizados no gramado da Arena Joinville para a Copa SC. “A partir da semana que vem iniciaremos 40 dias de tratamento no gramado da Arena Joinville. Há um acordo com o Nação para eles usarem o estádio até 2026”, detalhou Darthanhan.
Inclusive, a Arena Joinville é velha conhecida do técnico Ney Franco. Em 2010, quando comandou o Coritiba para o título da Série B do Brasileiro, o técnico teve dez jogos à frente do verdão em solo joinvilense; foram seis vitórias, dois empates e duas derrotas.
A negociação para a Volt assumir o fornecimento de material esportivo do clube segue em andamento. Mas conforme o presidente, está praticamente concluída. “Chegamos ao consenso que seria bom para ambas as marcas. Mais detalhes serão repassados no fim de julho”, afirmou Darthanhan.
Segundo o presidente Darthanhan e o CEO Ximenes, com a chegada de Ney Franco, o JEC espera não apenas sair da crise recente, mas também reconquistar a confiança dos torcedores e alcançar novos êxitos no futebol nacional.
“Esse um ano e meio foi suficiente para parar de ‘cavar o buraco’. Sair do buraco requer muito mais engajamento”, comentou o presidente. “Eu resolvi pular no buraco e a gente vai ter que sair juntos”, reafirmou Ney Franco.
Leia também:
1. Batalhão de Infantaria de Joinville faz homenagem em aniversário de 103 anos de combatente da 2ª Guerra Mundial
2. Festival Craft Beer Joinville: evento na praça acontece neste fim de semana
3. Morre Wilson Tergal, ex-jogador do JEC, aos 81 anos
4. Confira previsão do tempo para Joinville nesta quarta-feira
5. Motorista fica gravemente ferido ao capotar carreta na BR-101, em Joinville
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: