X
X

Buscar

Nidec, dona da Embraco, cria empresa para desenvolvimento de peças para carros voadores

Embraer participará o desenvolvimento de novas tecnologias

A Nidec Corporation do Japão, dona da joinvilense Embraco, e a Embraer anunciaram um acordo para estabelecer a empresa de “joint venture” chamada Nidec Aerospace LLC, para desenvolver peças para veículos voadores.


O desenvolvimento de Sistemas de Propulsão Elétrica para o setor aeroespacial deve combinar as especializações das duas empresas com o objetivo de liderar uma nova era de mobilidade aérea.

A JV será revelada na 54ª edição bienal do Paris Air Show, que começa nesta segunda-feira, 19, e termina no domingo, 25. O lançamento oficial pretende explorar novas oportunidades, fornecendo um portfólio de produtos e serviços em todo o mundo, impulsionado inicialmente pelo crescimento da indústria de Mobilidade Aérea Urbana (UAM).

Funcionamento da nova empresa

A Nidec Corporation, principal fabricante mundial de motores, contará com mais de 50 anos de experiência complementar da Embraer no setor aeroespacial para projetar, certificar, produzir e comercializar sistemas de propulsão elétrica de próxima geração, baseados em tecnologias comprovadas, adequados para impulsionar modelos de aeronaves mais eficientes e mais ecológicos.

A JV desenvolverá e fabricará o Sistema de Propulsão Elétrica para veículos elétricos de decolagem e pouso vertical (eVTOL), para fornecer o sistema também para veículos não eVTOL no futuro.

A Nidec Aerospace será de propriedade conjunta, com a Nidec detendo 51% das ações e a Embraer os 49% restantes. A sede, localizada na Nidec Motor Corporation (NMC) em St. Louis, Missouri, EUA, contará com o suporte da infraestrutura industrial existente nas duas empresas no Brasil e no México.

“A JV é uma extensão natural dos investimentos contínuos de ambas as empresas em tecnologias verdes em várias indústrias para acelerar a neutralidade global de carbono”, disse Michael Briggs, vice-presidente sênior e presidente da Unidade de Negócios de Movimento e Energia da Nidec.

Antes de iniciar sua colaboração, tanto a Nidec quanto a Embraer têm uma longa história de colaboração tecnológica e empresarial com outros parceiros globais e têm explorado continuamente uma variedade de conceitos sustentáveis, tecnologias prospectivas e mercados de alto potencial de crescimento para oferecer um valor mais forte a seus respectivos stakeholders.

“A demanda por sistemas de propulsão elétrica está crescendo exponencialmente no setor aeroespacial e estamos muito confiantes de que a Nidec e a Embraer juntas podem acelerar o desenvolvimento de produtos avançados para viabilizar o futuro da aviação sustentável”, disse Francisco Gomes Neto, presidente e CEO da Embraer.

O cliente de lançamento será o fabricante de eVTOL Eve Air Mobility, uma empresa independente e posicionada para ser uma líder global no segmento de Mobilidade Aérea Urbana (UAM), fornecendo um novo modo eficaz e sustentável de transporte urbano.

A JV está sujeita a aprovações antitruste, outras possíveis aprovações regulatórias e condições de fechamento habituais, bem como à aprovação das duas empresas em seus respectivos conselhos administrativos. As empresas esperam que a transação seja concluída na segunda metade de 2023.

Leia também:
1. Rescisão de contrato e nova empresa: saiba qual a situação da construção da ETE Vila Nova em Joinville
2. Homem é preso após agredir a companheira no bairro Paranaguamirim, em Joinville
3. Três bairros de Joinville devem ter abastecimento de água comprometido nesta semana
4. Igrejas de Joinville realizam festas juninas e julinas; veja programação
5. VÍDEO – Colisão entre carros deixa três feridos em Joinville


Assista agora mesmo!

Descubra os 4 povos que já habitavam a região de Joinville há 10 mil anos: