Prefeitura de Joinville/Divulgação
Espécie é avistada pela primeira vez em SC durante o Festival Catarinense de Aves, em Joinville
Registro foi feito na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Jarivatuba
Entre as atividades do Festival Catarinense de Aves, em Joinville, durante uma passarinhada, os observadores avistaram uma ave nunca antes registrada em Santa Catarina, a marreca-oveira. O registro foi feito na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Jarivatuba, um dos principais pontos de observação de aves da cidade, na manhã de sexta-feira, 3.
O registro da ave, encontrada principalmente no Chile e na Argentina, foi feito por Luzia Provesi Trentini, moradora de Barra Velha. Formada em Direito, ela viu na fotografia de aves uma forma de passar para outras pessoas a importância da conservação da natureza. “Quando nosso grupo avistou a ave e confirmou que era a marreca-oveira foi bem emocionante. Para quem passarinha, esse momento é indescritível”, conta a observadora.
Em pouco mais de três horas de passarinhada, como é chamada a observação de pássaros, mais de 90 aves foram avistadas pelo grupo na ETE Jarivatuba. Com o novo avistamento, Joinville chega a 490 aves registradas, marca que consolida a cidade como um dos principais destinos para a observação de aves em todo o país.
“A ETE Jarivatuba é um local muito visitado por outras espécies. Com esse novo registro, que é o primeiro em Santa Catarina, várias pessoas virão ao longo do tempo para observar a espécie”, explica o presidente do Clube de Observadores de Aves (COA) de Joinville, Alexandre Grose.
O Festival Catarinense de Aves foi organizado pela Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville (Secult), pelo Joinville e Região Convention & Visitors Bureau e pelo Clube de Observadores de Aves (COA) de Joinville, com patrocínio do Ágora Tech Park.
Leia também:
1. Conheça o projeto de dança inclusiva que transforma a rotina de crianças com deficiência em Joinville
2. Motorista morre em colisão com caminhão na SC-110, em Jaraguá do Sul
3. Entenda a proposta que retira exigência de autoescola para tirar CNH
4. Homem estupra cão em Apiúna e é preso em flagrante; animal fica ferido
5. Joinvilense conquista segunda medalha no Mundial de Atletismo Paralímpico
Assista agora mesmo!
Imponente Palacete Schlemm, de Joinville, tem detalhes criados pelo artista alemão Fritz Alt: