Nova fase das obras de dragagem do rio Águas Vermelhas é iniciada em Joinville

Trabalhos iniciaram em dezembro de 2023

Nova fase das obras de dragagem do rio Águas Vermelhas é iniciada em Joinville

Trabalhos iniciaram em dezembro de 2023

Bernardo Gonçalves | Revisão

As obras de perfilamento do rio Águas Vermelhas, na região Oeste de Joinville, entraram em uma nova fase. Os trabalhos realizados pela Prefeitura de Joinville por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) incluem dragagem, limpeza, alargamento e melhorias ambientais.

Segundo a prefeitura, as máquinas começaram a atuar no trecho que vai da Rua XV de Novembro até a Estrada Arataca, onde a largura do rio chegará até 24 metros. A ampliação deve melhorar o escoamento das águas e contribui para amenizar cheias e alagamentos em bairros como Vila Nova, São Marcos, Morro do Meio e Nova Brasília.

Os trabalhos nesta nova fase estão sendo executados com máquinas escavadeiras e caminhões. O alargamento do rio inclui uma faixa reservada de cinco metros na margem, que facilitará manutenções futuras.

O trecho abrange a área mais urbanizada do Vila Nova. Os proprietários de terrenos e moradores de ruas vizinhas ao rio estão sendo notificados oficialmente e comunicados das intervenções.

O material retirado do rio vai para um terreno licenciado para a finalidade e todos os serviços têm um rigoroso controle ambiental e de engenharia, com medições e monitoramento de indicadores e das atividades.

Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação

Investimentos contra as cheias

A obra de perfilamento do rio Águas Vermelhas faz parte do Programa Viva Cidade 2, com financiamento internacional do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Os investimentos somam R$ 31,7 milhões para realização de obras nos 10,6 km de rio onde será feito o perfilamento.

A extensão está dividida em quatro trechos. O trecho 1 é entre a Foz do rio Águas Vermelhas com rio Piraí até Linha Férrea (2,054 km). Já o segundo trecho contempla a área da Linha Férrea até a Rua Minas Gerais (2,7 km). Na sequência, entre a Rua Minas Gerais até a Estrada Arataca (2,25 km). E o quarto trecho é da Estrada Arataca até a Rua XV de Novembro (3,65 km).

A gestão geral da obra é da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra). A execução é da empresa Submar Dragagens, com supervisão do consórcio Nippon Koei LAC/Azimute Engenharia.

Andamento dos trabalhos

Os trabalhos iniciaram em dezembro de 2023. O perfilamento começou pelo trecho três, entre a Rua Minas Gerais e a Estrada Arataca, que deve ser finalizado nas próximas semanas. As melhorias ambientais nesta etapa incluem plantio de cerca de 4,2 mil mudas de árvores em áreas das margens.

Após a conclusão do trecho, os equipamentos serão deslocados para o trecho 2 (Rua Minas Gerais e Linha Férrea). Dessa forma, as obras nos trechos quatro, que iniciaram em abril, e dois, deverão ocorrer em paralelo.

Após término das etapas dois e quatro, a obra avançará para a etapa um (Linha Férrea até a foz do rio com o Piraí). Esse trecho também será feito com draga.

Além da dragagem em si, a obra inclui o plantio de 20 mil mudas de árvores em áreas degradadas das margens, melhorias na desembocadura de canais adjacentes e todo o manejo necessário para recuperar e manter áreas de preservação permanentes do rio.

Leia também:
1. Maior pontuador do Joinville Vôlei na Superliga deixa a equipe
2. Empresa de Joinville é apontada como líder de cartel pelo MPF
3. VÍDEO – Acidente na BR-101, em Joinville, deixa três feridos
4. Segundo acesso ao Jardim Paraíso deve ser construído por família de Joinville; entenda projeto
5. Jovem morto a tiros em Joinville é identificado


Assista agora mesmo!

Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo