Nova frente fria pode causar registro de neve no início de setembro em Santa Catarina
Frio está previsto para os dias 1º e 7 de setembro com intensidade moderada e intensa, respectivamente
Os últimos dias do inverno poderão ser marcados por um novo registro de neve no Sul do Brasil, inclusive em Santa Catarina. Duas frentes frias então previstas, uma para 1º de setembro e outra para o dia 7, com intensidade moderada e intensa, respectivamente.
De acordo com os padrões numéricos, a primeira chegaria ao Rio Grande do Sul com uma massa de ar polar e onda forte de frio, que poderia alcançar 1042 hPa na Bacia do Prata, região entre Argentina e o Uruguai, de acordo com a previsão do Climatempo. Porém, outras simulações indicam que essa massa possa ser apenas moderada, com indicativo de geada nas terras gaúchas, no interior catarinense e sul do Paraná.
Já a segunda frente fria chegaria com mais forte, explica o Climatempo, com frio intenso no feriado de Independência e no restante da semana. De acordo com o que foi observado nesta terça-feira, 25, a configuração do tempo é típica de neve e pode atingir o Sul do país.
O climatempo afirma que o clima continuará a ser monitorado e que nas próximas duas semanas as simulações de previsão podem sofrer modificações.