X
X

Buscar

Nova operação do Gaeco mira advogados suspeitos de ligação com facções em Joinville

Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos no município

Na manhã desta segunda-feira, 4, em Joinville, o Gaeco deflagrou a Operação “Impedimentum”, para investigar crimes ligados a organizações criminosas, envolvendo principalmente advogados e presos de facções em Santa Catarina.

A operação foi deflagrada após investigação conduzida pela 13ª Promotoria de Justiça de Joinville e cumpriu três mandados de busca e apreensão expedidos pela Vara Criminal do Crime Organizado em endereços no município.

Durante a ação operacional, o Gaeco conta com os apoios táticos especializados da Polícia Militar e da Polícia Civil de Santa Catarina. As investigações prosseguem em sigilo e maiores detalhes, segundo o Gaeco, serão divulgados assim que possível.

Policiais em cumprimento de busca e apreensão. | Foto: MP-SC/Divulgação

Desdobramento

A ação operacional desta segunda-feira faz parte de um desdobramento da Operação “Sob Encomenda 5ª Fase”, quando uma advogada, investigada por atuar como intermediária de recados entre integrantes de facção criminosa em atuação em Santa Catarina, foi alvo de cumprimento de ordens judiciais de busca e apreensão na residência pessoal e escritório profissional.

Segundo o Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC), durante diligências realizadas em 3 de dezembro de 2024, a advogada não teria permitido, com apoio de familiares, o acesso da equipe de policiais ao telefone celular para apreensão do objeto.

A Operação “Sob Encomenda”, coordenada pela 13ª Promotoria de Justiça de Joinville com apoio do Gaeco, começou em 2021 para investigar e responsabilizar servidores públicos e advogados ligados a facções criminosas em Santa Catarina. O objetivo é combater crimes como a troca de informações entre presos e comparsas de fora, entrada de drogas e celulares nas cadeias, entre outras ações do crime organizado.

Gaeco

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) é uma força-tarefa conduzida pelo Ministério Público de Santa Catarina e composta pela Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.

Leia também:
1. JEC busca empate com Cianorte e decisão por vaga nas oitavas da Série D fica para segundo jogo
2. VÍDEO – Motociclista morre após ser atropelado na BR-101, em Araquari
3. Apostadores de Joinville faturam prêmios na Trimania Norte deste domingo
4. Ex-jogador do JEC será Gérson em série que conta história da Copa de 1970
5. Carro de Joinville se envolve em grave acidente com morte em rodovia de São João Batista


Assista agora mesmo!

Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba: