Nova ponte Albertinho Bornschein, em Joinville, causa mudanças no trânsito
Inauguração oficial acontece nesta sexta-feira
Inauguração oficial acontece nesta sexta-feira
Nesta sexta-feira, 5, após a inauguração da Ponte Albertinho Bornschein, o trânsito para veículos será liberado. Para isso, a Prefeitura de Joinville, por meio do Departamento de Trânsito, está implementando ajustes nas ruas próximas à nova ponte em Joinville.
A Ponte Albertinho Bornschein terá mão dupla e fará a ligação entre as ruas Dr. Plácido Olímpio Oliveira, no Bucarein, e Aubé, no bairro Boa Vista, sendo mais uma opção de rota para auxiliar na mobilidade da região.
Os motoristas que estiverem na rua Aubé e quiserem acessar a Ponte Albertinho Bornschein poderão utilizar a pista da direita. Esta pista deixa de ser exclusiva para ônibus, e o corredor volta a valer após o cruzamento com a rua Graciliano Ramos. Quem estiver indo no sentido Bucarein-Boa Vista pela ponte terá acesso livre para entrar na pista da rua Aubé.
Uma das principais mudanças será na rua Laguna, que passará a ser mão única entre as ruas Plácido Olímpio Oliveira e Padre Kolb. Os motoristas saindo da Ponte Albertinho Bornschein com destino ao bairro Bucarein deverão usar a rua Laguna para chegar até a rua Padre Kolb. Essa alteração na sinalização viária começará durante a tarde desta quinta-feira, 4, e a implantação da mão única entrará em vigor imediatamente após a conclusão da sinalização.
Ainda no lado do bairro Bucarein, os motoristas que trafegarem pela rua Porto Belo e quiserem acessar a ponte poderão fazer a conversão à direita. Nesse trecho de entroncamento da ponte com as ruas Dr. Plácido Olímpio Oliveira e Porto Belo, há um trevo que visa diminuir os conflitos no trânsito. Essas duas ruas permanecem sendo mão dupla.
A rua Dr. Plácido Olímpio de Oliveira, entre a rua Urussanga e o acesso à Ponte Albertinho Bornschein, contará com calçada compartilhada para pedestres e ciclistas. E na rua Urussanga, entre as ruas Padre Kolb e Santos, serão sinalizadas três pistas de rolamento. Não haverá alteração nas linhas do transporte coletivo.
Todas as mudanças já consideram a implantação do binário da Avenida Coronel Procópio Gomes com a rua Urussanga, que deve ocorrer nos próximos meses.
O evento de inauguração da Ponte Albertinho Bornschein ocorrerá nesta sexta-feira, 5, às 10h. A cerimônia será realizada na cabeceira da ponte, pelo lado do bairro Bucarein, com acesso pela Rua Dr. Plácido Olímpio de Oliveira.
A nova ponte em Joinville beneficiará a região central e os bairros Bucarein, Boa Vista e entornos, melhorando a mobilidade, a segurança e a fluidez do trânsito. Com 118 metros de comprimento e 13 metros de largura, a estrutura tem duas pistas para carros e tráfego em mão dupla.
Nas duas laterais, haverá calçadas compartilhadas para pedestres e ciclistas. Um diferencial da obra é o espaço livre para a passagem de embarcações sob a ponte, que tem 16 metros de largura por 6,6 metros de altura.
A obra foi executada pelo consórcio formado pela Itaúba Incorporações e Construções Ltda e pela Empreiteira de Mão de Obra Adrimar Ltda, sob supervisão da Secretaria de Infraestrutura Urbana de Joinville (Seinfra). O investimento foi de R$ 12.974.426,73.
A denominação da ponte é uma homenagem ao empreendedor Albertinho Bornschein e foi anunciada há 24 anos pelo então prefeito de Joinville, Luiz Henrique da Silveira. Em junho de 2000, Luiz Henrique entregou à família Bornschein o projeto arquitetônico da ponte, com a indicação do nome.
Em 2024, um projeto de lei para denominar a ponte foi aprovado na Câmara de Vereadores, e a Lei 9.612/2024 foi sancionada pelo prefeito Adriano Silva.
Leia também:
1. Bairro de Joinville pode ter falta de água nesta quinta-feira; saiba qual
2. Rua no Centro de Joinville fica fechada entre sexta e segunda-feira
3. Engavetamento na BR-101, em Joinville, causa lentidão e deixa pessoa ferida
4. JEC Futsal realiza uma das maiores vendas da história em ida de pivô para clube russo
5. Festival de Inverno em Campo Alegre terá shows nacionais
Casarão Neitzel é preservado pela mesma família há mais de 100 anos na Estrada Quiriri, em Joinville: