Devido ao cenário de infecção pelo coronavírus (covid-19), a Secretaria da Saúde de Joinville redefiniu o fluxo de atendimento na rede de atenção primária nesta segunda-feira, 30. A orientação é que a primeira procura dos usuários seja nos dois canais de comunicação abertos para atender quem está com suspeitas dos sintomas da doença.
As opções são o Ligue-Saúde, no número 3481-5165, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 18h30, e o Web-Saúde Joinville. Para usar o recurso, basta adicionar o número 3481-5165 e enviar uma mensagem via Whatsapp para ter acesso ao serviço.
“Esses canais são as principais referências antes de qualquer cidadão se direcionar à rede de atendimento público, como Unidades Básicas de Saúde (UBS), Pronto Atendimento (PA) e rede hospitalar”, comenta a Prefeitura de Joinville.
Conforme a situação, os usuários serão direcionados para as unidades de referência. A Secretaria da Saúde reorganizou a rede primária de saúde para evitar que haja sobrecarga de atendimento nos PAs e hospitais.
O Centro de Triagem do Coronavírus, que começa a funcionar a partir de quarta-feira, 1, no ginásio de esporte da Tupy, vai ser a principal concentração do direcionamento das pessoas que estão com sintomas que tenham maior semelhança com o coronavírus. Ou seja, coriza, tosse, mal-estar, febre alta e falta de ar.
As pessoas só devem procurar esse setor depois de passar pela indicação feita pelos canais Ligue-Saúde ou Web-Saúde.
A partir do atendimento no Centro de Triagem na Tupy, os médicos atendentes irão direcionar os pacientes para um dos PAs da cidade, ou hospital, conforme a gravidade.
Como fica a estruturação de atendimentos
Os contatos pelos canais Ligue-Saúde e Web-Saúde são primordiais para direcionar o fluxo de possíveis pacientes. As pessoas que tiverem apenas sintomas fracos da doença, como coriza, tosse, leve mal estar e pouca febre, devem ficar em casa e tomar os cuidados para recuperação.
Já quem tem coriza, tosse, mal estar e febre podem procurar as UBS que estão configuradas na nova organização de atendimento aos usuários (veja abaixo).
Primeiras ações
Ligar para os canais de atendimento.
– Ligue-Saúde: número 3481-5165, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h30.
– Web-Saúde Joinville: adicionar o número 3481-5165, enviar uma mensagem para ter acesso ao serviço.
Serviços de Atenção Primária à Saúde
Unidades Sentinela – Unidades Básicas de Saúde exclusivamente responsáveis pelo atendimento da demanda espontânea de usuários que apresentarem sintomas gripais como coriza, tosse, mal-estar, febre ou dificuldade para respirar.
I- No Distrito Norte: UBSF Costa e Silva; UBSF Jardim Paraíso I e II; UBSF Pirabeiraba; UBSF São Marcos; UBSF Vila Nova;
II- No Distrito Centro: UBSF Aventureiro I; UBSF Bucarein; UBSF Bakhita; UBSF Saguaçu; UBSF Parque Joinville;
III- No Distrito Sul: UBSF Adhemar Garcia; UBSF Edla Jordan; UBSF Fátima; UBSF Floresta e UBSF Jarivatuba.
Unidades Referência – Unidades Básicas de Saúde responsáveis pelo atendimento da demanda espontânea remanescente, composta exclusivamente pelas queixas de usuários que não apresentarem sintomas gripais.
Distrito Norte: UBSF Jardim Sofia; UBSF Morro do Meio; UBSF Parque Douat; UBSF Rio da Prata; UBSF Vila Nova I; UBSF Rio Bonito; UBSF Glória; UBSF Willy Schossland; UBSF Bom Retiro; UBSF Jardim Paraíso III; UBSF Jardim Paraíso IV e UBSF Nova Brasília;
Distrito Centro: UBSF Aventureiro III; UBSF CAIC Vila Paranaense; UBSF Itaum e UBSF Cubatão.
Distrito Sul: UBSF Boehmerwaldt; UBSF Km 4; UBSF Paranaguamirim; UBSF Itinga; UBSF Profipo; UBSF Parque Guarani; UBSF Estevão de Matos; UBSF Jardim Edilene; UBSF Ulysses Guimarães; UBSF Morro do Amaral.