Novo guia mostra importância das publicações legais no Brasil
Material está oficialmente incorporado ao repositório do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI)
Material está oficialmente incorporado ao repositório do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI)
A busca por mais qualidade, transparência, segurança e credibilidade na publicidade legal das Sociedades Anônimas (S.A.s) conta, desde o começo deste mês de março, com um guia específico de melhores práticas. O material está oficialmente incorporado ao repositório do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI), e deve ser seguido por todas as juntas comerciais do Brasil. Para acessar o material, clique aqui.
O Guia Prático de Publicidade Legal das Sociedades Anônimas é uma realização do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju) e Associação Brasileira das Agências e Veículos Especializados em Publicidade Legal (Abralegal). Com apoio da Associação Nacional de Jornais (ANJ) e Associação Nacional dos Jornais do Interior do Brasil (AdjoriBR).
O documento representa um marco para a transparência e segurança jurídica dos atos societários no Brasil, oferecendo um referencial técnico essencial para as sociedades anônimas, advogados, contadores, juntas comerciais e todos os operadores da publicidade legal.
Com diretrizes claras e fundamentadas, o Guia busca padronizar e aprimorar os processos de divulgação de informações empresariais, alinhando-os às normas vigentes e às melhores práticas do mercado.
Flávia Britto, diretora-geral do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI), ressalta a importância da fiscalização das Juntas Comerciais para garantir o cumprimento das normas.
“As Juntas Comerciais, como órgãos executores locais, devem assegurar a regularidade das publicações, nos termos do artigo 1.152 do Código Civil. Portanto, o regramento consolidado deve ser observado e seguido”, destaca.
Além de reforçar a obrigatoriedade da divulgação de atos societários, o guia funciona como um manual prático para sociedades anônimas que buscam se adequar às normas e evitar riscos jurídicos. Gregória Benário, presidente da Fenaju, destacou a relevância da publicação: “Trata-se de uma iniciativa essencial para aprimorar a compreensão e a aplicação das normas de publicidade legal no Brasil.”
Em um cenário marcado por desconfiança e desafios no ambiente corporativo, especialmente após os recentes escândalos envolvendo fraudes financeiras e manipulação de dados empresariais, a transparência surge como um diferencial decisivo para as empresas que desejam consolidar sua reputação com base em ética e credibilidade.
“Ao adotar as práticas legais, as empresas garantem a transparência e a segurança jurídica”, afirmou Wlamir Freitas, presidente da ABRALEGAL, entidade que patrocinou a elaboração e edição do guia.
O guia foi produzido pelo advogado Bruno Camargo Silva, especialista em temas relacionados à publicidade legal, Direito Processual e Direito Empresarial. Colaboraram: Eduardo Jereissati de Azevedo, Marcus Vinicius Tadeu Pereira, Marinely de Paula Bomfim, Celso Jesus Mogioni, Gabriel Voi e Fabiana Everling.
Leia também:
1. Hospital de Joinville atinge a marca de 100 cirurgias realizadas por robô
2. Saiba até quando o estacionamento do Centreventos Cau Hansen ficará gratuito
3. Divulgação de horários de médicos do SUS pode virar obrigatória em Joinville; entenda projeto
4. Motociclista morre após colidir contra muro em Joinville
5. Joinville Vôlei abre venda de ingressos para último jogo da primeira fase da Superliga
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: