Novo Plano Diretor de Joinville é sancionado após quatro anos de tramitação

Plano Diretor só fica abaixo da Lei Orgânica do Município

Novo Plano Diretor de Joinville é sancionado após quatro anos de tramitação

Plano Diretor só fica abaixo da Lei Orgânica do Município

Redação O Município Joinville

Nesta segunda-feira, 12, em cerimônia realizada na Prefeitura de Joinville, o prefeito Adriano Silva (Novo) sancionou a lei complementar 620, que institui o novo Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável de Joinville. A revisão do plano foi entregue para a Câmara de Vereadores há quatro anos, mas só voltou a ser discutida em 2021.

Entre as leis que gerem a cidade, o Plano Diretor só fica abaixo da Lei Orgânica do Município. “É o caminho, o orientativo para todos aqueles que vem ou já estão na nossa cidade. Sem ele, navegar em Joinville ficava confuso. Tudo podia e nada podia. Agora, passamos a ter um caminho muito bem regrado e pautado”, afirma o prefeito.

Entenda revisão do Plano Diretor de Joinville

Segundo o secretário de Pesquisa e Planejamento Urbano, Marcel Virmond Vieira, o Plano Diretor insere Joinville no movimento nacional pela liberdade econômica e pela liberdade urbanística.

Entre as inovações trazidas pelo novo Plano Diretor, Marcel destaca os fundamentos para uma expansão urbana planejada, como a criação de setores náuticos, por exemplo.

“Ele vai disponibilizar áreas para novos empreendimentos empresariais, com potencial, a longo prazo, para duplicar o PIB de Joinville. Isso vai permitir que venham para o território de Joinville os investimentos que antes não conseguiam ser implantados em nossa cidade. O Plano também vai facilitar os procedimentos de regularização fundiária”, pontua o secretário.

Para o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Joinville, Guilherme Freitas Cauduro, o novo Plano Diretor é um marco histórico de regulamentação da cidade.

“Ele representa o caminho que temos que seguir para manter essa qualidade de vida, esse ambiente que faz o joinvilense se orgulhar de ter nascido ou ter sido criado aqui”, ressalta Cauduro.

Leia também:
– Saiba tudo sobre as Eleições 2022
Governo federal reconhece situação de emergência em Joinville devido às chuvas; veja impactos
– Confira a previsão do tempo para o início da semana em Joinville
– VÍDEO – Menina do Vale do Itajaí brinca com sapos e faz sucesso na internet
– Baleia jubarte de sete metros é encontrada morta em praia de SC

– Assista agora:
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo