Novo secretário de Educação do governo Adriano Silva é definido em Joinville
Secretaria de Educação é a quarta a ter a definição do seu titular no governo
Secretaria de Educação é a quarta a ter a definição do seu titular no governo
A Secretaria de Educação é a quarta a ter a definição do seu titular no governo do prefeito eleito Adriano Silva e da vice Rejane Gambin. A escolha, nesta quarta-feira, 16, para a secretaria foi o professor Diego Calegari.
Ele é graduado e mestre em Administração, master em Liderança e Gestão, formado em liderança e gestão de Líderes para Gestão Pública do Brasil (Centro de Liderança Pública / Harvard Kennedy School, 2017) e no Programa de Liderança do Visitante Internacional (Departamento de Estado dos EUA, 2016).
Calegari é autor do livro “Planejamento e estratégia nas escolas: o que faz as escolas a ter alto desempenho”, publicado pela Atlas. Resultado de estudo da gestão de escolas de alto desempenho, desenvolvido em unidades municipais de Joinville com alto resultado no IDEB.
Desde o início da carreira, Calegari atuou em desafios relacionados à liderança, empreendedorismo e educação. Foi professor, consultor, gestor e empreendedor social e empresarial nas áreas de educação e inovação.
No setor público o secretário de Educação trabalhou como diretor de Inovação e Tecnologia na Secretaria Estadual de Educação de SC, onde exerceu a coordenação executiva do GT Nacional de Tecnologia e Inovação do Consed (Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação). Atuou como consultor de projetos de gestão e inovação em educação pública (Macroplan, Fundação Lemann, CIEB – Centro de Inovação para a Educação Brasileira) e é empreendedor social pelo Politize.
As prioridades para a Secretaria de Educação na percepção de Calegari estão voltadas a fortalecer a cultura da gestão da educação colaborativa e voltada para a aprendizagem, baseada em evidências, que busque identificar práticas e soluções eficientes, eficazes e inovadores, além de reconhecer os profissionais com base em avaliações de desempenho.
“Considero que o plano de governo está coerente e alinhado com as questões que considero prioritárias para os avanços na educação em Joinville, com propostas possíveis de execução”, acrescenta.