Número de contaminados por Covid-19 pode ser 10 vezes maior do que o notificado, diz secretário de Saúde de Joinville
No boletim divulgado na quarta-feira, 329 casos foram notificados
O secretário de Saúde de Joinville, Jean Rodrigues da Silva afirmou que, com os casos de subnotificação de Covid-19 no município, o número de contaminados pode ser dez vezes maior do que o divulgado nos boletins diários pela prefeitura. No boletim de quarta-feira, 27, o número era de 392 contaminados.
Ainda conforme o secretário, por conta da subnotificação, de acordo com dados do estado, Joinville é apenas a quinta cidade com maior número de casos em Santa Catarina, no entanto, a primeira em número de mortes, com 20 óbitos registrados até quarta-feira.
“Sabemos que temos casos de subnotificação no municipio. Nossa estimativa é que tenhamos dez vezes mais casos confirmados do que estamos conseguindo testar”, afirma Jean.
Para resolver o problema, de acordo com o secretário, com uma nova Nota Técnica publicada pela Secretaria de Saúde, o município passa a ampliar o número de testagem para consolidar os casos confirmados.
A reportagem questionou sobre o número de testes que era realizado diariamente e em quanto será ampliado a partir de junho, mas a Secretaria de Saúde, por meio da Secom, informou que “não tem esse balanço do resultado”.
“Nos proximos 60 dias, 35 mil pessoas serão testadas. Só nas próximas duas semanas, 4 mil serão testadas. Vamos intensificar a questão das testagens em sintomáticos e assintomáticos”, diz o secretário da Saúde.
Jean explica que com o aumento no número de testes, será feita uma pesquisa populacional epidemiológica aleatória, para testar justamente a curva de disseminação da doença em Joinville, que tem gerado desconformidade nos dados.
Número de mortes preocupa
O secretário da Saúde também disse que o número de mortes registrados até o momento é preocupante. Em entrevista coletiva na Acij na manhã de quarta-feira, o prefeito Udo Döhler (MDB) disse que o número de mortes pode ser ainda maior.
Jean afirma que as equipes de saúde têm trabalhado em um modelo imposto pela Vigilância Epidemiológica que visa preservar a vida de pessoas que contraem a doença e fazem parte do grupo de risco, que são a maioria dos óbitos em Joinville.
“Cada vida é importante pra nós, lutamos para não ter nenhuma morte. É uma derrota que a gente tem quando uma pessoa vai a óbito”, diz.
Vinte respiradores para Joinville
Em sua visita a Joinville na manhã de quarta-feira, o governador Carlos Moisés (PSL) confirmou a entrega de dez novos respiradores ao Hospital Municipal São José.
Além disso, o governador também disse que mais dez respiradores foram conseguidos por meio de uma iniciativa local, somando um total de 20 aparelhos.
Para o secretário da Saúde, a vinda desses respiradores ajudará a ampliar os leitos de UTI na cidade, principalmente no Hospital Regional, ao qual o estado administra.
Assista ao vídeo: