Número de homicídios registrados em Joinville cai em 2022
Foram 17 mortes a menos em relação a 2021
O número de homicídios registrados em Joinville caiu no ano de 2022. Ao todo, foram 51 mortes em crimes dolosos contra a vida. O dado é da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina (SSP-SC).
Em 2021, foram registradas 68 mortes na cidade. No ano anterior, 2020, foram registradas 65 mortes. Em 2019, o número de mortes foi de 72.
O mês com mais mortes do ano passado foi dezembro, quando nove homicídios foram registrados. Apenas em outubro não foram registradas mortes, conforme os dados da SSP-SC.
Dados da Polícia Militar na região de Joinville
Em 2022, o 5º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM), responsável pelas cidades de Joinville, São Francisco do Sul, Araquari, Barra do Sul, Barra Velha, São João do Itaperiú, Itapoá e Garuva, apresentou redução nos índices criminais, quando comparados ao ano anterior.
Destaca-se a redução de 15% no número de homicídios no 5º CRPM. A redução é mais expressiva, quando analisados os dados do 17º BPM, responsável pela zona sul de Joinville.
Nessa área, houve redução de 56% no número de mortes violentas. Foram registrados 14 homicídios, contra 34 do ano de 2021.
No dia 8 de janeiro, seis pessoas foram mortas no bairro Morro do Meio. Durante 2022, apenas uma morte violenta ocorreu neste bairro, após um confronto com a Polícia Militar durante uma ocorrência de assalto à mão armada.
Operações
Logo após a chacina, iniciou-se a Operação Saturação, no Morro do Meio. O objetivo da PM é reestabelecer a ordem pública e devolver a sensação de segurança para a população. A operação não tem previsão de término e acontece durante 24 horas, todos os dias.
Ações como essa, ocorreram durante todo o ano de 2022, a exemplo da Operação Fecha Bairro. Neste ano, as operações iniciaram pelo bairro Morro do Meio. As ações se estenderão por toda região.
Delegado da Polícia Civil avalia queda no número de homicídios
O delegado Dirceu Silveira, da Delegacia de Homicídios (DH) da Polícia Civil de Joinville, comenta que os números de homicídio em Joinville estão em quedas desde 2016. Ele avalia que vários fatores ocasionam esta queda.
Entre eles, Dirceu cita criação da DH e também da Vara do Tribunal do Júri, que atendem crimes dolosos contra a vida.
O delegado também atribui esta redução aos trabalhos preventivos da Polícia Militar e da colaboração de outras unidades da Polícia Civil e da Polícia Científica.
Durante o período de trabalho da delegacia, Dirceu comenta que foi possível identificar que cerca de 80% dos envolvidos em homicídios – vítimas, autores e mandantes – estão envolvidos com facções criminosas.
Até 15 de dezembro de 2022, a DH havia resolvido 66% de 43 homicídios registrados. Com isso, foram presas 69 pessoas envolvidas em crimes contra a vida.
Para isso, o delegado Dirceu explica que é importante conhecer as realidades de onde ocorrem os crimes. Assim, a delegacia tem controle absoluto das ocorrências e identifica regiões, horários e armas que estão mais envolvidos nos homicídios. “São menos vidas que se perdem”, comenta Dirceu.
O delegado também cita a importância dos canais de comunicação com a comunidade. Desta forma, as pessoas podem colaborar com as investigações de forma anônima.