+

Número de votos brancos e nulos diminui em Joinville no segundo turno

Votação para governador recebeu a maior quantidade de votos brancos e nulos

Número de votos brancos e nulos diminui em Joinville no segundo turno

Votação para governador recebeu a maior quantidade de votos brancos e nulos

Isabel Lima

No segundo turno das eleições neste domingo, 30, Joinville somou um total de 36.807 votos brancos e nulos. O número é 60% menor do que o registrado em 2018, quando a cidade totalizou 63.456 votos brancos e nulos no segundo turno.

No primeiro turno, cerca de 45.219 votos brancos e nulos foram registrados. Para presidente, o município contabilizou ao todo 4.428 votos em branco em 2022 no primeiro turno e 4.112 no segundo. Para governador foram 17.436 votos em branco no primeiro e 11.970 no segundo.

Na totalidade, com a soma dos dois cargos, o número de votos em branco chegou a 21.864 votos no primeiro turno deste pleito e 16.082 no segundo turno. O número é 26% menor do que o registrado no primeiro turno.

Votos nulos

Também neste ano, 7.311 moradores de Joinville anularam o voto para presidente no primeiro turno. No segundo, 7.839 votos nulos para presidente foram computados na cidade. Já para o cargo de governador, os números de votos nulos contabilizados no município foram de 16.044 votos no primeiro turno e 12.886 no segundo.

Com a soma dos dois cargos, foram contabilizados 20.725 votos nulos no segundo turno neste ano. Comparado ao primeiro, quando houve 23.355 votos nulos, houve uma diminuição de 11%.

O que são os votos em branco e nulos

Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o voto em branco significa quando o eleitor não quer votar em nenhum candidato e, ao mesmo tempo, deseja anular o voto, apertando na tecla específica para votos em branco na urna eletrônica.

Já o voto nulo, segundo o TSE, acontece quando o eleitor insere um número que não pertence a nenhum candidato ou partido político, de forma intencional ou não.


Saiba tudo sobre os resultados do segundo turno das Eleições 2022:

1. Acompanhe plataforma de apuração dos votos
2. Últimas notícias


– Assista agora:
Novos cabelos, aréolas e sobrancelhas: projetos elevam autoestima de vítimas do câncer de mama em Joinville

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo