O Município Joinville estreia especial com estrangeiros que criaram raízes na cidade
Série de reportagens e vídeos Virei Joinvilense comemora o aniversário de 173 anos de Joinville
Série de reportagens e vídeos Virei Joinvilense comemora o aniversário de 173 anos de Joinville
Neste sábado, 9, o jornal O Município Joinville estreia o especial “Virei Joinvilense”, com histórias de moradores estrangeiros que encontraram na cidade um lar. A série de cinco reportagens e vídeos comemora o aniversário 173 anos de Joinville.
Segundo dados do Censo 2010, Joinville tem mais de 40,2 mil estrangeiros. Os números do Censo 2022 ainda não foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A reportagem entrevistou pessoas da Argentina, Síria, Paraguai, Alemanha e Taiwan. Eles deixaram o país de origem por motivos diferentes e chegaram em Joinville em busca de uma vida melhor e até mesmo para viver um amor.
A editora-chefe de O Município Joinville, Brenda Pereira, explica que a ideia do projeto é contar histórias de pessoas que se conectaram com Joinville de alguma forma. “Pedimos aos nossos leitores que indicassem pessoas que vieram de outros países. Fizemos uma seleção baseada nas trajetórias de vida que chegaram até nós. Joinville tem uma diversidade cultural ainda maior do que conseguimos abranger nesse projeto e nosso compromisso é continuar dando visibilidade para essas pessoas, seja em especiais ou em matérias do dia a dia, assim como já fizemos em outras oportunidades”, pontua.
O especial foi produzido pela repórter Isabel Lima. Ela reforça o desejo de trazer mais histórias no futuro para mostrar ainda mais a riqueza de nacionalidades de Joinville. “Foi muito interessante conhecer pessoas que escolheram vir para Joinville para construir uma vida nova. A maioria tinha uma boa estrutura em seus países, mas mesmo assim imigraram, mostrando a necessidade humana da mudança, intrínseca em todos nós”, conta a jornalista.
As reportagens e vídeos serão publicados semanalmente às quintas-feiras em omunicipiojoinville.com, Instagram, Facebook, YouTube e TikTok.