X
X

Buscar

Obra do primeiro prédio do bairro inteligente em Joinville é iniciada

Cidade das Águas anunciou primeiro edificação nesta semana

O bairro inteligente Cidade das Águas começa a sair do papel neste segundo semestre de 2023. O primeiro edifício do novo bairro de Joinville será construído na rua Gothard Kaesemodel e terá nove andares. A edificação é a primeira do empreendimento a entrar em obras e deve ficar pronta em novembro de 2024, servindo de vitrine para os próximos passos do projeto.

Segundo o diretor do bairro Danilo Conti, o prédio terá fins comerciais, com o térreo funcionando como showroom. Já no segundo andar, os lançamentos do bairro serão expostos assim que saírem do papel. O restante do prédio será ocupado pelos oito investidores, um em cada pavimento.

Arquitetura

Com dez pavimentos, a arquitetura do primeiro prédio seguirá as diretrizes previstas para o bairro. Conforme a direção do Cidade das Águas, o edifício terá fachada ativa, quando o térreo promove uma atividade, que permite a interação entre o espaço privado de uma edificação e a calçada.

“A calçada, por exemplo, terá cerca de 11 metros. É muito convidativo para que moradores e visitantes possam passear, caminhar e curtir. O foco é a qualidade de vida e ter esse olhar para as pessoas é muito mais do que valorizá-las, é inspirá-las para essa vida urbana”, destaca Rafaela Rodrigues, arquiteta do Cidade das Águas.

O edifício terá elementos de sustentabilidade, com uma tecnologia nos vidros para um maior aproveitamento solar, sacadas em todos os andares. “As esquadrias inclinadas trazem movimento à fachada, o que possibilita um desenho exclusivo e maior permeabilidade visual”, completa Miguel Cañas, sócio do escritório de arquitetura Metroquadrado, responsável pelo primeiro edifício da Cidade das Águas.

Restante do bairro

Com a primeira autorização de construção emitida, Danilo Conti revela uma grande expectativa da equipe para os próximos passos. O bairro Cidade das Águas está em processo de licenciamento ambiental há três anos. “Demos a entrada na última etapa na emissão da licença ambiental de instalação”, explica Danilo.

“A gente está esperando a emissão da licença ambiental, dependemos dela para concluir o cronograma do bairro”, conclui o diretor.

Leia também:
1. Defesa Civil alerta para temporais em Santa Catarina até quinta-feira
2. VÍDEO – Carro tomba e interdita trecho da BR-101, em Barra Velha
3. Saiba quais são as próximas etapas da licitação para transporte coletivo de Joinville
4. De essenciais ao sumiço: saiba onde estão orelhões que continuam ativos em Joinville
5. Saiba onde foram instalados bolsões para moto em Joinville


Assista agora mesmo!

Palacete Schlemm: a mansão de 1930 com detalhes criados por artista alemão: