X
X

Buscar

Obra indevida em galeria do rio Mathias gera risco de alagamento em Joinville

Prefeitura realiza vídeo inspeção nas galerias do rio

Uma obra indevida em uma galeria do rio Mathias pode causar risco de alagamento na região central de Joinville.

Com a contratação do serviço de vídeo inspeção, a equipe técnica da Unidade de Drenagem da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) está realizando uma verificação detalhada no leito do rio Mathias, observando as condições das galerias.

Na rua Visconde de Taunay, em um prédio de três pavimentos que abriga um hotel que passa por reforma, a inspeção identificou que foi realizada recentemente uma intervenção indevida. Neste trecho, a galeria do rio Mathias passa por baixo do imóvel.

Com a vídeo inspeção, foi possível verificar a construção de uma parede no interior da galeria, bem como uma viga para sustentação e outra para travamento. Essas intervenções foram realizadas sem a devida autorização da prefeitura.

Ao manter os entulhos no leito do rio e realizar a construção de uma estrutura inadequada para o local, a vazão do leito do rio foi alterada, aumentando a chance de alagamento na região.

Com base nestes fatos, fiscais da Secretaria de Meio Ambiente lavraram dois atos de notificação ao proprietário do imóvel. Ele terá cinco dias para a desobstrução da galeria e 30 dias para apresentar projeto executivo para reforma da galeria.

As equipes técnicas das secretarias de Meio Ambiente e de Infraestrutura Urbana seguirão acompanhando o caso até que a situação seja restabelecida.

Prefeitura realiza vídeo inspeção nas galerias do rio Mathias

Na primeira etapa deste trabalho, foi inspecionado o trecho que vai da rua Expedicionário Holz, passando pela região central, até o rio Cachoeira, incluindo o Terminal Central e as praças da Bandeira e Dario Salles. O trecho inspecionado tem aproximadamente 1,3 quilômetro.

Outra situação foi encontrada durante o trabalho. Abaixo do imóvel localizado na esquina das ruas Nove de Março e Dr. João Colin, foi verificado o desmoronamento da parte lateral da galeria. Os proprietários do imóvel, atualmente desocupado, foram comunicados da situação.

Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação

Por se tratar de uma situação resultante de causas naturais, a Secretaria de Infraestrutura Urbana fará um projeto de recuperação e executará a obra. Os proprietários do imóvel não terão prejuízo.

Leia também:
1. Passagem de ciclone pode provocar rajadas de vento em Joinville, diz Defesa Civil
2. Cães são encontrados em contêiner que ia de porto catarinense até a China
3. “Pessoa incrível”: saiba quem era homem que morreu após ser alvejado dentro de casa em São Francisco do Sul
4. Raul Sartori: joinvilenses falharam na escolha dos vereadores em 2020
5. Motociclista morre ao bater em caminhão estacionado no Norte Catarinense


Assista agora mesmo!

Explore a riqueza da história de Joinville com o Casarão Neitzel: