Obra na ETA Cubatão afeta abastecimento de água em Joinville neste domingo

Unidade abastece 75% da cidade

Obra na ETA Cubatão afeta abastecimento de água em Joinville neste domingo

Unidade abastece 75% da cidade

Redação O Município Joinville

No próximo domingo, 12, a Companhia Águas de Joinville realizará uma manutenção programada para a realização de obras de melhoria na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cubatão, unidade que abastece 75% da cidade.

Para possibilitar a execução das melhorias na estrutura da ETA, será necessário interromper as operações da estação a partir das 4h30 da madrugada do dia 12 de janeiro, com a conclusão dos serviços prevista ainda para o domingo. Por isso, bairros das regiões Norte, Leste, Sul e Centro terão o fornecimento de água comprometido nesse período. O domingo foi escolhido porque, historicamente, tem menor consumo e, portanto, gera menos impacto para a população.

Após a finalização das obras, o abastecimento será normalizado gradativamente. A previsão é que as regiões próximas à ETA Cubatão, localizada em Pirabeiraba, recebam água na noite de domingo, 12.

Nos bairros mais afastados e em áreas mais altas, o sistema deve ser restabelecido ao longo de segunda-feira, 13, com total normalização na madrugada de segunda para terça-feira, 14.

Os bairros abastecidos pela ETA Cubatão são: Adhemar Garcia, América, Anita Garibaldi, Atiradores, Aventureiro, Bom Retiro, Boa Vista, Bucarein, Centro, Comasa, Costa e Silva, Distrito Industrial Norte, Dona Francisca, Espinheiros, Fátima, Floresta, Glória, Guanabara, Iririú, Itaum, Jardim Paraíso, Jardim Iririú, Jardim Sofia, Jarivatuba, João Costa, Paranaguamirim, Parque Guarani, Petrópolis, Pirabeiraba, Rio Bonito, Saguaçu, Santo Antônio, Ulysses Guimarães e Vila Cubatão.

Em caso de fortes chuvas, as obras na Estação de Tratamento de Água do Cubatão poderão ser adiadas.

O que será feito?

As obras serão realizadas na estrutura de uma das adutoras da estação e nos sistemas de bombeamento de água bruta e de água tratada. Também serão realizadas melhorias na parte elétrica da entrada de energia.

“As ações de renovação de estrutura que serão realizadas vão impactar em eficiência e segurança operacional”, explica Lucas Emanuel Martins, gerente de Água da Companhia Águas de Joinville.

Na adutora, haverá a instalação de uma peça com dois registros: um de espera para a nova adutora em implantação e outro que permitirá a desativação do trecho antigo. O objetivo é modernizar a estrutura e, com isso, obter ganhos em segurança operacional.

Como a estação conta com duas adutoras, a ação também contribuirá para a independência das tubulações no futuro, ou seja, quando uma delas precisar receber manutenção, a outra não precisará mais ficar inoperante.

Duas bombas, uma localizada na área de captação de água bruta e outra na área de recalque de água tratada, receberão válvulas novas. Essas válvulas vão garantir também um sistema de vedação mais eficiente, melhorando o desempenho dos equipamentos em caso de necessidade de isolamento dos conjuntos.

Já na parte elétrica, a substituição de uma chave seccionadora e a preparação para a instalação de um novo disjuntor serão a primeira etapa para a alimentação da futura subestação, que trará mais facilidade de manutenção, economia de energia e mais confiabilidade na operação.

Leia também:
1. Bairro pode ter falta de água em Joinville nesta quarta-feira
2. Identificado jovem que foi morto a tiros em lanchonete de Joinville
3. Obituário de Joinville: confira falecimentos dos últimos dias
4. Praia de São Francisco do Sul recebe Sesc Verão com atrações e shows gratuitos
5. Renomado empresário de Araquari morre um dia antes de completar 92 anos


Assista agora mesmo!

Imponente Palacete Schlemm, de Joinville, tem detalhes criados pelo artista alemão Fritz Alt:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo