Obras do Eixo Copacabana, em Joinville, devem ser concluídas em 2024
Prefeitura avançou em macrodrenagem e pavimentação do eixo
Os trabalhos executados nas obras de macrodrenagem e pavimentação do Eixo Copacabana estão conforme cronograma. A Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) de Joinville executou cerca de 30% dos trabalhos. O prazo para conclusão do projeto é março de 2024.
Etapa atual das obras
Na etapa atual, ocorre a execução da drenagem na rua Copacabana, na extensão entre as ruas Schiler e Olaria. Para a execução das obras, há trechos da rua que ficam em meia pista.
Durante maio a Seinfra deve concluir a rede de drenagem. Galerias também serão implantadas na rua Francisco Alves. Na sequência ocorre a colocação da capa asfáltica.
Já nas ruas Sorocaba e Antônio Bernardo Tromm, as obras de macrodrenagem e pavimentação asfáltica estão concluídas.
Até fevereiro, o investimento da prefeitura nas obras do Eixo Copacabana foi de R$ 3.017.276,25.
Nesta sexta-feira, 5, às 14h, no auditório da Gidion Transporte e Turismo (rua Copacabana, 1308 — Floresta), a Seinfra realiza reunião com a comunidade do bairro. A pasta compartilhará informações sobre o andamento das obras do Eixo Copacabana. Essas reuniões ocorrem rotineiramente para manter a comunidade informada sobre as etapas em execução.
Modernização do sistema de abastecimento de água
A Companhia Águas de Joinville também está realizando a modernização na infraestrutura do sistema de abastecimento. A ação da companhia acontece tanto na rua Copacabana, quanto nas laterais, entre as ruas Schiler e a Ibirapuera.
A tubulação é instalada nas calçadas. O objetivo é minimizar o impacto durante as intervenções necessárias no sistema de abastecimento e evitar danos no pavimento.
Outra ação que integra o plano de redução de perdas de água é a troca dos ramais. É realizada a substituição da tubulação que leva água da rua até a unidade consumidora. Até o momento, cerca de 220 foram substituídos por novos em material mais resistente fabricado com polietileno de alta densidade.
Foram instalados também 74 registros de manobra e três novos pontos de macromedição nessa região.
“Os registros de manobra nos permitem isolar um trecho menor durante um reparo na rede, causando menos impacto aos moradores, e a macromedição possibilita medir o volume de água em diferentes pontos da rede”, explica Sidney Marques de Oliveira Júnior, diretor-presidente da Águas de Joinville.
Próximas etapas
Cerca de 80% das intervenções necessárias para o Eixo Copacabana relacionadas à rede de água foram finalizadas. Entre as melhorias que ainda serão realizadas, estão a substituição de uma tubulação na rua Schiler, para ampliação da rede de água, um entroncamento na rua Farroupilha, para conectar a rede nova à já existente no local e a substituição de 75 ramais.
Leia também:
1. Mãe de aluna agride funcionária de escola em Joinville
2. TSE determina a cassação do mandato de prefeito de cidade de SC
3. PL das Fake News: vereador de Joinville pede que MPF analise conduta de ministro da Justiça
4. Luciano Hang se manifesta após decisão de cassação de prefeito de SC pelo TSE
5. Polícia do PR descobre lavagem de dinheiro de tráfico de drogas em SC e cumpre mandados em Joinville