X
X

Buscar

Obras na Ponte Anêmonas, em Joinville, avançam com produção de vigas e instalação de estacas

Ponte vai ligar as regiões Sudeste e Central da cidade

A construção da Ponte Anêmonas, em Joinville, segue avançando com a instalação das estacas que sustentarão a estrutura. Segundo a Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), 40 estacas já foram cravadas, sendo 20 na rua Estevão Júnior, no bairro Guanabara, e outras 20 na rua Anêmonas, no bairro Fátima. A obra prevê a instalação de 262 estacas até a conclusão.

A ponte vai ligar as regiões Sudeste e Central da cidade. As próximas etapas incluem a execução dos blocos de fundação, seguida pelos pilares, vigas e, por fim, a laje.

De acordo com o diretor-executivo de Obras Especiais e Estratégicas da Seinfra, Paulo Mendes Castro, as frentes de trabalho avançam simultaneamente nos dois lados da futura ponte.

“Estamos executando, do lado da Rua Esteves Júnior, a escavação para o bloco de fundação das estacas que já foram cravadas. Depois disso, ocorre a armação e a concretagem do bloco 1. Já na Rua Anêmonas concluímos a cravação das estacas e agora trabalhamos no arrasamento, que ajusta a altura para seguir com a sequência do bloco 10”, explicou.

Prefeitura de Joinville/Divulgação

Além das atividades no rio, a produção das vigas ocorre no pátio de pré-moldados montado na Arena Joinville. Duas vigas já foram concretadas, e outras devem seguir o mesmo processo nos próximos dias.

“O pátio está com todas as estacas já concretadas e estocadas. Nesta semana iniciamos a concretagem das duas primeiras vigas e vamos produzir cerca de cinco por semana”, afirmou Castro.

A obra se desenvolve em diferentes pontos da cidade: nos locais onde a ponte será instalada, tanto no Guanabara quanto no Fátima, e no pátio de pré-moldados na Arena Joinville.

Nas próximas semanas, a construção deve ganhar mais ritmo com o início da operação do equipamento cantitravel, responsável pela cravação das estacas entre as linhas 2 e 6. Depois de finalizar essa etapa, o equipamento será deslocado para o lado da Rua Anêmonas.

O sistema, já usado na construção da Ponte Joinville, permite avanços com menor impacto ambiental no mangue e no Rio Itaum-Açú, além de aumentar a precisão no lançamento das estruturas.

Prefeitura de Joinville/Divulgação

Sobre a Ponte Anêmonas

A ponte está sendo construída sobre o Rio Itaum-Açú e vai conectar as ruas Anêmonas e Esteves Júnior. A estrutura beneficiará diretamente mais de 114 mil moradores dos bairros Guanabara, Fátima, Adhemar Garcia, Jarivatuba, Itaum e Paranaguamirim.

Com cerca de 200 metros de extensão e 14 metros de largura, a ponte terá duas pistas, calçada para pedestres e ciclovia dos dois lados. O valor da obra será de R$ 25,9 milhões. O recurso é assegurado por meio de financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), dentro do Projeto Viva Cidade 2.


Assista agora mesmo!

Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba: