+

Oito alimentos podem auxiliar na imunidade durante o inverno; confira

Além de aquecer o corpo, é importante manter uma boa alimentação

Oito alimentos podem auxiliar na imunidade durante o inverno; confira

Além de aquecer o corpo, é importante manter uma boa alimentação

Redação O Município Joinville

Mesmo em meio ao outono, o frio já deu as caras por Santa Catarina. Os cobertores precisam sair do guarda-roupa para proteger do frio, mas, para manter a saúde, também é necessário manter uma boa alimentação.

A nutricionista e coordenadora de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação de Jaraguá do Sul, Ionara Camargo, explica que uma alimentação saudável pode melhorar a imunidade e aumentar a resistência a infecções.

“Por isso, uma alimentação rica em vitaminas e minerais é essencial para o bom funcionamento do sistema imunológico”, afirma Ionara.

Confira abaixo a lista de alimentos

1. Alho: tem compostos que estimulam o sistema imunológico e é fonte de Vit A e C.

2. Frutas cítricas: são ótimas fontes de vit C que previne e combate a gripe e resfriados. Ex: laranja, acerola, abacaxi, limão, tangerina, goiaba. Lembrando que é sempre melhor comer a fruta por ingerir mais fibras, porém se fizer suco com estas frutas, deve consumir na hora, pois com o passar do tempo ele vai perdendo a vitamina.

3. Iogurtes com probiótipos: auxiliam a melhorar a integridade da mucosa intestinal que é a primeira defesa do organismo e também contribui para a absorção dos nutrientes como as vitaminas e minerais, dessa forma fortalece o sistema imunológico.

4. Carnes magras e peixe: são boas fontes de zinco que é um mineral importante na defesa do organismo

5. Aveia: excelente de fonte de fibras como a beta glucana, aumenta a resistência a infecções;

6. Castanha do Pará: rica em selênio, antioxidante poderoso que reforça a imunidade e combate os radicais livres, em média o consumo de 2 castanhas ao dia fornece a necessidade diária do mineral.

7. Gengibre: potente antioxidante, previne várias doenças pois aumenta a defesa do organismo. pode ser usados em chás, sucos e muitas receitas.

8. Estrato de própolis, geleia real e açafrão: antibióticos naturais, tem efeito antibacteriano, antiviral, anti-inflamatório e cicatrizante. O açafrão pode ser acrescentando em molhos, sopas, acrescentando sabor e cor a preparação.

Alimentos frescos

A nutricionista dá outra dica importante: comer alimentos frescos. Esses alimentos que não passaram dias em um caminhão até chegar às prateleiras – como dos produtores rurais da nossa região – são mais ricos em vitaminas e minerais, conforme explica Ionara Camargo.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo