Oito mulheres são homenageadas pela Câmara de Joinville
Elas receberam a Medalha de Mérito Mulher Cidadã Joinvilense Justina Rosa Fachini
A Câmara de Vereadores de Joinville entregou nesta terça-feira, 10, a Medalha de Mérito Mulher Cidadã Joinvilense Justina Rosa Fachini, na sessão solene que também celebrou os 169 anos da cidade.
A sessão contou com a presença de vereadores, representantes da Prefeitura e convidados das oito homenageadas, indicadas pelos parlamentares.
Quem são as homenageadas
Ivonete Terezinha dos Santos
A trajetória de Ivonete Terezinha dos Santos é muito ligada à fé.Há 33 anos fundou o coral “Lírio do vale” que canta em comunidades dentro e fora de Joinville e que cantou durante nove anos na “Missa dos doentes” no Hospital São José. O grupo que começou com 35 crianças, já chegou a contar com 70 integrantes.
Janaina Fernanda Roberto Melfior
Filha de missionários, Janaina Fernanda Roberto Melfior, chegou a fazer faculdade de ciências contábeis e até trabalhou na área, mas seu coração clamava por uma vida de dedicação religiosa. Em 2017 recebeu o diagnóstico de um câncer de mama, sua luta pela cura durou praticamente dois anos, mas seu marido, seus filhos e sua fé deram a força que ela necessitava.
Tecla Ponick
Apesar de ser costureira aposentada, a verdadeira paixão de Tecla Ponick é a música. Ela faz parte do Coral São Mateus há 50 anos e há 32 atua como regente.Tecla também leciona teoria musical, teclado e técnica vocal.
Ivone Jacy Moreira
Nascida em família humilde, Ivone Jacy Moreira desde pequena foi incentivada pelos pais a se dedicar aos estudos. Aos 14 anos começou a dar aulas. Formada em letras, atuou na área de educação durante quase 60 anos.
Pastora Joceli Souza Ribeiro
Mãe, esposa e pastora, a homenageada Joceli Souza RIbeiro, se dedica à comunidade da Igreja do Evangelho Quadrangular do bairro Vila Nova há mais de 30 anos. A atuação com seu chamado levando esperança ao próximo é um compromisso da Pastora Joceli na comunidade do Vila Nova.
Marli Fleith Sacavem
Marli Fleith Sacavem é uma mulher muito dedicada à comunidade, principalmente de Pirabeiraba, o bairro que mora e ama. Atuou durante 30 anos na rede municipal de ensino, 15 como professora e os últimos 15 como diretora.
Rosemari Baum
Desde jovem Rosemari Baum sempre teve muito carinho pelos animais. Chegou a ser voluntária do Abrigo de Joinville, mas em 2008 decidiu criar o seu próprio projeto social, o CãoPaixão.
Através deste projeto, ela arrecada fundos para ajudar os animais abandonados e custear as cirurgias de castração, além de orientar famílias carentes sobre os benefícios da castração e ajudar financeiramente para que a cirurgia seja feita.
Nair Pereira França
Dona Nair Pereira França, além de ser uma esposa, mãe e avó dedicada, também faz trabalho voluntário na comunidade onde mora. Participou muitos anos da pastoral da criança na Paróquia São Paulo Apóstolo, no Comasa, e hoje atua na renovação carismática e no ministério do acolhimento. Além disso, faz parte do Conselho Local de Saúde.