Olimpíadas de Tóquio: como joinvilense Eliane Martins se prepara para os jogos
Atleta disputará provas de salto em distância e é esperança de medalha para o Brasil
Nascida no bairro Boa Vista, em Joinville, Eliane Martins, de 35 anos, vai representar a cidade e o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio, que iniciam oficialmente nesta sexta-feira, 23.
A atleta, que disputará provas de salto em distância, explica que precisou deixar as terras joinvilenses aos 18 anos, quando se mudou para o estado de São Paulo para treinar. Lá, morou em Presidente Prudente, Bragança Paulista e, agora, na capital paulista.
Apesar de distante, Eliane conta que, quando consegue, nos fins de semana sem competição, por exemplo, sempre vem a Joinville visitar a família e amigos.
Esta é a segunda vez que ela participa dos Jogos Olímpicos. A primeira vez foi no Rio de Janeiro, em 2016. Para esta edição, a esportista diz que o sentimento é gratificante, já que todo atleta sonha em participar do evento.
Apesar disso, Eliane analisa que a edição foi carregada de incertezas por conta da Covid-19. “Nós treinávamos em casa, mas não sabia se iria ter Olimpíadas”, expõe.
Depois da confirmação de que iria acontecer em 2021, ela passou a treinar em parques e, em seguida, passou a ir ao complexo esportivo do Pinheiros e no Centro Olímpico em São Paulo. “Foi fluindo, eu consegui pegar uma sequência legal de treino”, conta.
No Japão desde o último sábado, 17, Eliane compartilha que ainda está “perdida” pelo fuso horário. As primeiras horas do dia se resumem a acordar, ficar 30 minutos sem comer ou beber, fazer um teste contra Covid-19 e, só a partir disso, começa a “normalidade”: café da manhã e treino.
Além disso, no local, ela destaca que sente as mudanças também para fora do hotel. “Não podemos andar pela cidade ou caminhar até o treino. Tem um transporte e logística toda preparada para nós”, explica. O objetivo é evitar a contaminação dos atletas durante os jogos.
Com uma conquista de medalha de prata em 2018, Eliane já venceu duas vezes os Jogos Sul-americanos em 2017 e 2019. Nas pistas da Ásia, a expectativa de Eliane vai além do pódio. Para ela, o fundamental é competir com calma e fazer o melhor possível. “A medalha é consequência. Fazer o meu melhor já me deixa muito feliz”, finaliza.
Provas
Conforme o calendário das Olimpíadas de Tóquio, as provas de salto em distância iniciam no sábado, 31.
A final feminina desta modalidade acontece no dia 2 de agosto, às 22h50, horário de Brasília.
O recorde olímpico do salto em distância feminino é de 7,40 metros e pertence a Jackie Joyner-Kersee, do Estados Unidos. A marca foi conquistada nos Jogos de Seul, em 1988.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube