Onze detentos do Presídio de Joinville são diagnosticados com Covid-19 nesta sexta-feira
Ao todo, são 14 internos infectados com o novo coronavírus
Ao todo, são 14 internos infectados com o novo coronavírus
Mais de 70 detentos que tiveram contato com os três primeiros infectados do Presídio Regional de Joinville foram testados e desses, 11 foram diagnosticados com Covid-19 nesta sexta-feira, 17. Ao todo, são 14 internos com a doença no sistema prisional joinvilense. A informação foi divulgada pelo juiz João Marcos Buch.
Após um agente de saúde que trabalha na unidade testar positivo na quarta-feira, 15, 20 presos passaram por exames nesta quinta-feira, 16, e três deles estavam infectados.
Todos os homens que tiveram a doença confirmada estão assintomáticos e foram isolados em espaço próprio no presídio, sem contato com outras galerias e pavilhões. De acordo com Buch, o diretor da unidade relatou que roupas, colchão, cobertor e itens de higiene foram entregues aos detentos em isolamento. Os internos que testaram negativo continuaram separados e todos serão monitorados pelos profissionais de saúde.
O juiz afirma que as famílias dos presos serão informadas dos casos ainda nesta sexta-feira, 17.
Na Penitenciária Industrial de Joinville não houve registro de detentos testados positivo ou com sinais do coronavírus.
“Registro aqui que os gestores das unidades de Joinville não têm medido esforços para equacionar todas as contingências referentes à pandemia. Ao tempo em que registro a necessidade premente das autoridades públicas reforçarem as medidas de isolamento social, com base nos indicativos científicos da OMS” declara Buch.