Polícia Federal/Divulgação
Operação combate armazenamento de material de abuso sexual infantojuvenil em Joinville
Outras cinco cidades de Santa Catarina também foram alvos da PF
Na manhã desta terça-feira, 25, Joinville e outras cidades de Santa Catarina foram alvo da Operação Conatus, da Polícia Federal, que visa identificar criminosos que atuam principalmente na internet e estão envolvidos no armazenamento de material de abuso sexual infantojuvenil.
Além de Joinville, foram cumpridos simultaneamente quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de Governador Celso Ramos, Biguaçu, Lages e Chapecó. Em Biguaçu também houve uma prisão preventiva de um homem por armazenar material contendo cenas de abuso sexual infantil.
Além dos crimes ligados ao armazenamento, compartilhamento e divulgação de fotos e vídeos com cenas de abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes, as investigações também apuram as práticas como sextortion, quando criminosos chantageiam vítimas com a ameaça de divulgar imagens íntimas e grooming – que é o aliciamento virtual usado para ganhar a confiança de menores e induzi-los a enviar material íntimo ou até marcar encontros presenciais com as vítimas.
A Polícia Federal alerta pais e responsáveis sobre a importância de acompanhar e orientar o uso da internet por crianças e adolescentes, conversando abertamente sobre riscos e ensinando como agir diante de contatos inadequados em ambientes virtuais. Prevenção e informação são as ferramentas mais eficazes para garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes.
Leia também:
1. JEC garante vaga na Copa do Brasil de 2026 após acesso da Chapecoense; entenda
2. VÍDEO – Incêndio em edifício residencial mobiliza equipes do Corpo de Bombeiros em Joinville
3. Inscrições para concurso público da Águas de Joinville encerram nesta segunda-feira
4. Chuva provoca cancelamento de aulas em escolas municipais de Joinville
5. VÍDEO – Chuva causa alagamentos em diversos bairros de Joinville
Assista agora mesmo!
Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba: