Operação contra possível fraude na zona azul de Florianópolis cumpre mandados em Joinville

Endereços de São Francisco do Sul também fazem parte da ação

Operação contra possível fraude na zona azul de Florianópolis cumpre mandados em Joinville

Endereços de São Francisco do Sul também fazem parte da ação

Redação O Município Joinville

A Polícia Civil cumpriu 42 mandados de buscas e apreensão expedidos pela Justiça na manhã desta quarta-feira, 5, em 10 municípios de Santa Catarina e um do Rio Grande do Sul. As buscas foram realizadas em Joinville, São Francisco do Sul, Florianópolis, São José, Palhoça, Caçador e Novo Hamburgo (RS).

Segundo a PC, as ordens judiciais da Operação “Parquímetro” são relacionadas a suspeitas de possíveis irregularidades, tanto no contrato e na execução da exploração da outorga de concessão das vagas de estacionamento rotativo em Florianópolis, conhecida como Zona Azul.

Polícia Civil/Divulgação

De acordo com o apurado, a empresa que detinha o contrato deixou de repassar à capital catarinense, entre os anos de 2013 e 2018, aproximadamente R$ 20 milhões, com indícios de omissão na fiscalização do contrato.

As apurações que estão a cargo da Delegacia de Investigação à Lavagem de Dinheiro (DLAV) com apoio do Laboratório de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro (Lab-LD) da Polícia Civil de Santa Catarina, evidenciaram que parte significativa dos valores arrecadados foi destinada a empresas do grupo familiar investigado, pagamentos de contas pessoais particulares, aquisição de bens de alto valor, pagamentos não contabilizados, simulação de empréstimos e de prestação de serviços, tudo em prejuízo do erário municipal.

Polícia Civil/Divulgação

A Operação “Parquímetro” é uma medida cautelar de natureza probatória, cujo material arrecadado será analisado para confrontar com os demais elementos já produzidos no âmbito do inquérito policial.

O Inquérito ainda se encontra sob sigilo e algumas diligências ainda estão em andamento, razão pela qual diversas informações não podem ser divulgadas até o momento.

Investigação

Os crimes investigados são fraude à licitação, peculato, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

Participaram da operação 100 policiais civis, entre integrantes da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC), das Delegacias de Polícia locais e do Instituto Geral de Perícias (IGP), que prestaram apoio à operação.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo