X
X

Buscar

Operação mira grupo que aplicava golpe do “falso advogado” e fez vítimas em Joinville

Mandados de busca e apreensão foram expedidos pela Comarca de Joinville

Nesta quarta-feira, 20, a Delegacia de Combate a Estelionatos de Joinville/SC (DCE/DIC), em conjunto com o Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina (NIS/TJSC), deflagrou Operação Lex Falsa contra suspeitos de envolvimento no golpe do “falso advogado”.

No total, foram expedidos 27 mandados de busca e apreensão, 12 mandados de prisão e outras medidas cautelares pela Vara Regional de Garantias da Comarca de Joinville. A execução contou com o apoio das Polícias Civis de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Norte, além do Núcleo de Inteligência do Tribunal de Justiça de São Paulo.

A investigação constatou que houve a qualificação da fraude eletrônica, com a mudança no perfil dos envolvidos nessa prática: atualmente, os criminosos são também oriundos de outros estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Bahia, primando pela sofisticação do golpe com o uso de credenciais comprometidas de advogados ou serventuários da justiça.

O que é o golpe do “falso advogado”

A prática criminosa conhecida como Golpe do “Falso Advogado” ou “Falso Precatório”, consiste no acesso indevido a dados de processos judiciais por parte de criminosos, os quais fazem contato com as vítimas se passando por seus advogados.

Utilizando-se de artifícios e documentos verdadeiros ou fabricados, como sentenças ou guias de pagamento, os golpistas solicitam o depósito de custas processuais inexistentes com a promessa de liberação de valores, induzindo um grande número de litigantes em erro e lucrando com a fraude.

Os criminosos costumavam atuar em pequenos grupos compostos por indivíduos de regiões do estado do Ceará (Fortaleza, Pacatuba, Maracanaú), passaram a diversificar o modo de agir, especializando-se e migrando da reunião de informações simples por fontes abertas para a invasão dos sistemas dos tribunais com extração de cópias de peças processuais.

Leia também:
1. Homem é encontrado morto com marcas de tiro em Joinville
2. Mulher é vítima de tentativa de estupro na zona Oeste de Joinville
3. Prefeitura de Joinville realiza mutirão de castração para cães e gatos na Vila Cubatão
4. Barulho e proteção: Câmara discute como obras da Ponte Joinville impactam no habitat de capivaras
5. Conta de luz fica mais cara a partir desta sexta-feira em Santa Catarina; entenda reajuste


Assista agora mesmo!

Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba: