Ordem de serviço para construção da nova sede do Naipe é entregue em Joinville
Novo espaço ocupará antiga Secretaria de Habitação
A Prefeitura de Joinville entregou, nesta sexta-feira, 26, a ordem de serviço para início da construção da nova sede do Núcleo de Atenção Integral à Pessoa com Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro do Autismo (Naipe DI/TEA).
“Com essa obra, a gente consegue expandir o atendimento, ter mais salas e tudo integrado à natureza. A escolha desse terreno foi justamente para integramos o Naipe junto à sociedade”, explica o prefeito de Joinville, Adriano Silva.
A estrutura
O novo prédio ficará localizado na rua Hermann August Lepper e ocupará o espaço da antiga Secretaria de Habitação. A unidade está projetada com 23 consultórios para diferentes especialidades médicas, além de odontologia, enfermagem, nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia e assistência social.
A estrutura, totalmente acessível, contará com sala para integração sensorial, psicomotricidade, atividade de vida diária, salas para oficinas e reuniões e espaços de espera para os familiares com copa exclusiva e áreas administrativas.
Na área externa, será construído um playground com equipamento acessível, horta, jardim sensorial e quadra, além da Vila da Saúde com pista de caminhada, ciclofaixa, fonte interativa, academias e quiosque, visando promover saúde por meio de atividades físicas e de lazer.
O investimento total será de R$ 6.606.985,04, com recursos do município e oriundos de emendas parlamentares. A empresa vencedora da licitação e responsável pela obra é a LL Soluções e Serviços EIRELI.
Naipe realiza 2 mil atendimentos mensalmente
Há 20 anos criado e mantido pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria da Saúde, o Naipe DI/TEA é um serviço exclusivo do município de Joinville e referência em atendimento a crianças com deficiência intelectual e autismo.
Atualmente, realiza cerca de dois mil atendimentos mensais, possui 672 usuários admitidos e conta com equipe multidisciplinar formada por cerca de 40 profissionais, que inclui médicos de diferentes especialidades, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicólogo, assistente social, nutricionista, enfermeiros e área administrativa.
Para o secretário da Saúde, Andrei Kolaceke, além de mais espaço e condições físicas para os colaboradores, a nova sede melhorará a qualidade e a oferta dos serviços prestados à comunidade.
“O Naipe é uma política pública própria do município de Joinville e que mostra cada vez mais a sua importância e crescimento. Além de um espaço de terapia e cura, a nova sede será uma área de promoção à saúde, integrada à área do Mirante e aberta à população”, declarou Kolaceke.
“É um trabalho genuíno, uma iniciativa pioneira no Brasil e que deveria servir de inspiração para outros municípios. Mais do que um centro terapêutico, teremos um centro de inclusão social no qual as pessoas poderão conviver, trocar experiências, conhecer e crescer umas com as outras. Porque aprendemos com as diferenças”, comentou Juliane Koerber Reis, psicóloga do Naipe.