Ordem de serviço para pavimentação da rua Copacabana é assinada; veja detalhes da obra

Serão cinco etapas de drenagem e pavimentação na região

Ordem de serviço para pavimentação da rua Copacabana é assinada; veja detalhes da obra

Serão cinco etapas de drenagem e pavimentação na região

Yasmim Eble

Na manhã desta quinta-feira, 10, o prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), junto de vereadores e do secretário de Infraestrutura Urbana, Jorge Luiz Correa de Sá, assinou a ordem de serviço para drenagem e pavimentação do Eixo Copacabana, que contempla quatro ruas do bairro Floresta.

Assinatura aconteceu na Escola Estadual Rudolf Meyer, localizada na rua Copacabana, às 9h. O ato faz parte dos eventos em comemoração aos 171 anos de Joinville, celebrados nesta quarta-feira, 9.

Prefeito Adriano Silva assinando a ordem de serviço. | Crédito: Yasmim Eble/O Município Joinville

Os trabalhos serão realizados nas ruas Copacabana, Antônio Bernardo Tromm, Francisco Alves e Sorocaba, no bairro Floresta. Serão 3,6 quilômetros que receberão obras de drenagem e pavimentação, com um investimento de R$ 10.433.832,12. A empresa vencedora foi a Infrasul.

Para o prefeito de Joinville, Adriano Silva, a obra é muito esperada pela população e é projetada há anos. “Nós fizemos uma revisão desse projeto, para além de trazer uma requalificação, trouxesse o asfalto para ela. É uma obra muito pesada, extensa e robusta, mas que vai atender toda a comunidade”, conta o prefeito.

As obras no Eixo Copacabana dão fim a briga judicial entre duas empresas na Justiça. “A ordem de serviço já estava pronta desde o ano passado, por conta dessa questão os trâmites pararam, mas isso nos deu tempo para revisar o projeto”, relata Adriano.

As obras foram iniciadas na manhã desta quinta-feira, 10, pela rua Sorocaba. Morando há 22 anos na rua Copacabana, o morador Adriano Pessoa vê a obra com muita esperança. “Ela [a obra] é fundamental para a nossa região, para os moradores, comerciantes e pessoas que transitam pelo local”, lembra.

Para o morador, havia uma grande dificuldade no trânsito principalmente porque ela é uma via de ligação para os bairros. “A gente esperava isso com muita ansiedade, é uma espera muito grande e ficamos muito felizes com o início dela”, completa.

Etapas da obra

Segundo o secretário de Infraestrutura Urbana, Jorge Luiz Correa de Sá, a obra será dividida em cinco etapas. A primeira será com a realização das obras na rua Sorocaba, seguindo para a rua Francisco Alves.

“Nessa segunda etapa, teremos que implantar duas galerias de 400 metros, com 2,6 por 2. Além de tubulações duplas de 1,5 de diâmetro”, explica o secretário. Na terceira etapa as ruas Copacabana e Dona Ema serão contempladas.

A quarta etapa é na rua Copacabana, Dona Ema e inicia a rua Antônio Ramos Alvim. “A parte técnica dessa etapa é mais preocupante porque teremos que realizar escavações de até sete metros”, relata Jorge. Por conta disso, as vias serão interditadas.

A última etapa inicia na rua Antônio Ramos Alvim até a rua Anita Garibaldi, onde será realizada a transposição da linha férrea. “O motivo de separarmos em etapas é para evitar transtornos e situações mais desconfortáveis para os moradores e comerciantes da região”, completa o secretário.

O contrato prevê 30 meses, no entanto o planejamento é de dois anos. “Mesmo assim enxergamos um grau de dificuldade muito grande, principalmente quando observamos a parte técnica e de execução”, explica.

Planejamento do trânsito

Por conta do tempo de conclusão da obra, inúmeras reuniões foram realizadas pela prefeitura. Principalmente com a empresa Digion, para que os mais de 240 ônibus pudessem sair por saídas laterais e não pela rua Copacabana.

Além disso, uma estrutura com engenheiros está sendo montada para a pavimentação e drenagem das obras. “O Detrans também participou do planejamento para que acompanhe de perto as obras, principalmente quando for necessário a interdição total das vias”, completa.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo