X
X

Buscar

Organização criminosa de Joinville é condenada por furto de carros de luxo

Vítimas costumavam ser revendedoras da Grande Florianópolis

Oito integrantes de uma organização criminosa foram condenados na Vara Criminal da Região Metropolitana de Florianópolis. Segundo o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC), o grupo furtava veículos de revendedoras, normalmente localizadas na Grande Florianópolis. Além dos furtos, extorquiam as vítimas e as faziam “lavar” os valores dos carros.

As penas variam de 22 a 26 anos de prisão com regime fechado. Apenas dois dos condenados poderão recorrer em liberdade. Grupo seria composto por pelo menos seis homens e duas mulheres.

Como funciona a organização

De acordo com a investigação do processo, os furtos de revendedores de Florianópolis e Palhoça ocorreram em 2019. Os veículos eram considerados de luxo, todos da montadora Hyundai, sul-coreana.

Segundo o TJ-SC, após pegar os veículos, o grupo trazia para Joinville, onde aconteciam os contatos. Os criminosos realizavam as extorsões pelo WhatsApp e ligações telefônicas. Além de cobrar pela devolução dos carros, ameaçar a destruição dos veículos e incendiar as revendas, os familiares das vítimas também eram alvos de ameaça.

O grupo seria dividido em núcleos, conforme a denúncia. Parte dos acusados era responsável por furtar os carros e levá-los até Joinville. Outros realizavam a extorsão das vítimas para devolução dos automóveis, enquanto os demais ficavam encarregados pela distribuição, dissimulação e ocultação dos valores obtidos.

Segundo o TJ-SC, as investigações envolveram depoimentos de policiais e das vítimas, provas físicas, perícias nos celulares apreendidos, cumprimento dos mandados de busca e apreensão e laudos periciais.

Leia também:
Paratleta pretende inaugurar instituto para projeto de inclusão de crianças em Joinville
Casal de idosos morre em acidente com carro de Joinville na BR-277, no Paraná
Resultado da Trimania: morador do Aventureiro, em Joinville, ganha prêmio principal
VÍDEO – Grêmio desembarca em hotel para a partida contra o Brusque nesta terça-feira
Ciclista idosa morre após colidir em caminhão na BR-470, em Gaspar