X
X

Buscar

Paciente de Joinville será indenizada após plano de saúde negar medicamento gratuito

Caso ocorreu no ano de 2021 em Joinville

Uma paciente de Joinville será indenizada por danos morais após o plano de saúde negar medicamento gratuito em 2021. Ela deve receber R$ 3 mil.

Segundo o Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC), houve omissão de desinformação no momento da prescrição médica, que orientou a paciente a buscar os remédios de forma gratuita na farmácia.

Entenda o caso

A mulher havia passado por duas cirurgias, uma cesárea e drenagem de abscesso de mama. Na farmácia, a atendente identificou a omissão do plano e as dificuldades da paciente e liberou os medicamentos sem custo.

Após liberar os remédios, a farmácia foi em busca de ressarcimento com a empresa responsável pelo plano de saúde. Entretanto, foi argumentado que o plano só fornecia medicamentos genéricos gratuitos caso o paciente passasse por atendimento eletivo no centro clínico, com receituários de médicos da própria empresa.

No caso da mulher, a receita foi feita por um prestador não elegível ao benefício. Por isso, a recusa do ressarcimento não seria ilegal. Mas o juiz Gustavo Henrique Aracheski, do 3º Juizado Especial Cível da comarca de Joinville, desconsiderou o argumento.

Na sentença ele reforça a situação da paciente, que era de pós-operatório. Além do fato da mulher ter seguido todas as orientações que lhe foram repassadas. “Houve falha na prestação do serviço, agravada pela recusa do prestador a auxiliar na resolução do problema.”, afirma o magistrado.

A autora havia acabado de passar por duas cirurgias (cesárea e drenagem de abscesso de mama) e seguiu estritamente as orientações da ré para obtenção gratuita dos medicamentos necessários ao tratamento de saúde, mas a solicitação foi negada”.

Leia também:
1. VÍDEO – Presidente Bolsonaro pede que manifestantes liberem rodovias
2. Manifestantes usam crianças em bloqueio e PRF aciona Conselho Tutelar em Itajaí
3. Rua Dona Francisca tem filas devido a bloqueio na BR-101, em Joinville
4. MP-SC divulga apuração preliminar sobre suposta apologia ao nazismo em SC
5. Associação Empresarial de Joinville se posiciona contra bloqueios em rodovias
– Assista agora:
Novos cabelos, aréolas e sobrancelhas: projetos elevam autoestima de vítimas do câncer de mama em Joinville