X
X

Buscar

Pacientes com Covid-19 de Santa Catarina serão transferidos para o Espírito Santo

Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina confirmou a transferência na noite desta segunda-feira

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES) confirmou na noite desta segunda-feira, 1º, a transferência de até 16 pacientes de Covid-19 para a rede hospitalar estadual do Espírito Santo.

Segundo comunicado da SES, o movimento foi acertado após articulação do secretário André Motta Ribeiro com a Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo.

“Coordenamos essa ação por meio de conversas no Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). Nossa prioridade neste momento é salvar vidas. Em outros momentos, acolhemos pacientes de diferentes regiões do país e, agora, contamos com a solidariedade dos capixabas”, afirmou Motta Ribeiro.

A ação irá priorizar, neste momento, pacientes que estão internados no Hospital Regional do Oeste (HRO). Estes, com indicação para transferência para Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O transporte será feito de Chapecó nesta terça-feira, 2, para uma unidade hospitalar da Região Metropolitana de Vitória. A Superintendência de Regulação avalia as condições clínicas dos pacientes para formalizar as transferências ao Espírito Santo.

Governo estadual publicará edital para contratação de leitos de UTI na rede privada

O Governo de SC publicará nesta terça, 2, um edital de cotação de diárias de leitos de UTI na rede privada de hospitais. A decisão foi comunicada pelo governador Carlos Moisés durante uma reunião com representantes dos hospitais privados na noite desta segunda.

A ideia do Executivo é ampliar a oferta de leitos intensivos para a população de maneira rápida. Segundo o governador, o edital receberá as propostas dos hospitais privados e avaliará as condições de forma célere.

“O Governo do Estado não está medindo esforços para garantir tratamento a todos os catarinenses. Há uma ampliação significativa dos leitos da rede pública, porém, nesse momento, precisamos de toda a estrutura disponível. A doença se espalhou de forma muito veloz nas últimas semanas e necessitamos dos leitos privados para fazer esse enfrentamento”, destacou o governador.

Chamamento público

O secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca, ressaltou que o Governo já havia publicado um chamamento público para a contratação de leitos privados no ano passado. Mas havia um limite para as diárias de R$ 1,6 mil, o valor praticado pelo SUS. Dessa maneira, o edital se encerrou no dia 31 de dezembro, sem interessados.

Agora, os hospitais apresentarão os valores que consideram viáveis. A expectativa do secretário da Administração é que, dessa vez, haja o envolvimento da rede privada.

“O objetivo desta reunião foi anunciar à rede privada e aos empresários de Santa Catarina este movimento do Governo para ampliar ainda mais a oferta de leitos, agora na rede privada, mas custeado pela Secretaria de Estado da Saúde. O objetivo é permitir que tenhamos uma capacidade de atendimento adequada ao momento que vivemos da pandemia”, explica Tasca.

O secretário também destacou que tem um diálogo com o Tribunal de Contas (TCE) para explicar a proposta do Estado.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube