+

Padre da Diocese de Joinville é nomeado bispo de Rio do Sul pelo Papa Francisco

Padre Adalberto tem 19 anos de sacerdócio

Padre da Diocese de Joinville é nomeado bispo de Rio do Sul pelo Papa Francisco

Padre Adalberto tem 19 anos de sacerdócio

Fred Romano | Revisão

Na manhã desta sexta-feira, 7, o Papa Francisco nomeou o padre Adalberto Donadelli Junior, do clero da Diocese de Joinville, como bispo da Diocese de Rio do Sul, no Vale do Itajaí.

Em nota, a Diocese de Joinville definiu a nomeação como motivo de grande alegria e celebração para toda a comunidade, que acompanha com gratidão a trajetória pastoral do padre Adalberto.

A missa de ordenação episcopal acontecerá no dia 10 de agosto, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Joinville, às 9h. A posse na Diocese de Rio do Sul está marcada para o dia 24 de agosto, na Catedral de Rio do Sul, às 15h.

A Diocese de Rio do Sul estava vacante desde novembro de 2023 e agora será pastoreada pelo padre Adalberto, que escolheu como lema episcopal “Fiat mihi secundum verbum tuum – Faça-se em mim segundo a tua Palavra” (Lc 1,38b).

Trajetória

Desde fevereiro de 2019, padre Adalberto exerce a função de reitor do Seminário Filosófico São Francisco Xavier e do Seminário Propedêutico São João Paulo II, em Brusque. Ordenado padre há 19 anos, em 16 de outubro de 2004, padre Adalberto tem desempenhado diversas funções e cargos ao longo de sua caminhada sacerdotal, sempre com dedicação e zelo pastoral.

padre Adalberto Donadelli Junior nasceu em 26 de dezembro de 1974, na cidade de Paranavaí (PR). Filho de Adalberto Donadelli e Elza Zanardi Donadelli, foi batizado em 23 de fevereiro de 1975 na então Catedral de São Sebastião.

Nesta mesma cidade e paróquia, recebeu o sacramento da Primeira Eucaristia e Crisma. Iniciou sua formação sacerdotal ao ingressar no Seminário dos Missionários Servos dos Pobres, em Curitiba (PR), em 1990.

No ano 2000, ingressou no seminário teológico da Diocese de Joinville, recebeu os ministérios de Acolitado e Leitorado em 2004 e foi ordenado diácono e presbítero no mesmo ano.

Leia também:
1. Programação da segunda edição da festa junina na praça de Joinville é confirmada
2. Veja como fica previsão do tempo em Joinville neste fim de semana
3. Universitária que desistiu do curso pelo WhatsApp deve pagar dívida com faculdade de Jaraguá do Sul
4. Obituário de Joinville: confira falecimentos dos últimos dias
5. MP-SC pede demolição de casas e moradores buscam ajuda da Câmara de Joinville


Assista agora mesmo!

Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo