X
X

Buscar

Padre de Joinville participa de traslado de corpo do Papa Francisco para velório no Vaticano

Padre foi um dos primeiros a rezar diante do corpo do Papa

O padre Jonny Jordy Walz, sacerdote da Arquidiocese de Joinville que atualmente realiza mestrado em Psicologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, participou da procissão de traslado do corpo do Papa Francisco nesta quarta-feira, 23.

O corpo saiu da Casa Santa Marta em direção à Basílica de São Pedro, no Vaticano, por volta das 4h, no horário de Brasília, para um velório aberto ao público.

Na capital italiana desde agosto de 2024, para onde foi enviado pela arquidiocese, o padre Jonny participou inicialmente de um momento de oração na Capela da Casa Santa Marta, onde o corpo do Santo Padre estava sendo velado desde esta terça-feira, 22.

Em seguida, ele acompanhou a procissão solene que conduziu o corpo do Papa até a Basílica de São Pedro.

Após a chegada à Basílica, padre Jonny conta que foi um dos primeiros a rezar diante do corpo do Papa Francisco, em um instante de profunda espiritualidade e comunhão com toda a Igreja.

“Foi um momento inesquecível, marcado pela emoção e pela fé. Uma experiência que certamente guardarei no coração por toda a vida”, partilhou o sacerdote.

A Arquidiocese de Joinville ressalta que se une em oração por toda a Igreja neste tempo de luto e agradece a Deus pelo testemunho de amor, serviço e humildade deixado pelo Papa.

Posição do corpo do Papa Francisco em velório no Vaticano. | Foto: Padre Jonny Jordy Walz/Arquivo Pessoal

Velório

Mais de 20 mil fiéis se reuniram nesta quarta-feira, 23, na Praça Santa Marta, no Vaticano, para prestar condolências durante o velório do Papa Francisco. A cerimônia de velório aberto começou às 11h no horario local, e 6h no horário de Brasília, e segue até a próxima sexta-feira, 25. O velório é transmitido ao vivo pelo Vatican News.

Conforme a Santa Sé, o caixão foi colocado em frente ao Altar da Confissão, na Basílica de São Pedro, onde o coro cantou a Ladainha dos Santos em latim “para o repouso de sua alma”.

Assim, o cardeal camerlengo Kevin Farrel conduziu uma breve liturgia que incluiu uma leitura do Evangelho de João sobre o amor de Jesus por seus discípulos.

Assista ao velório do Papa Francisco:

Programação do velório do Papa Francisco é divulgada

Os horários informados pelo Vaticano para visitação de fiéis à basílica para se despedir do papa são os seguintes: na quarta-feira, das 11h à meia-noite; na quinta-feira, 24, das 7h à meia-noite; e na sexta-feira, 25, das 7h às 19h.

Contudo, o funeral de Francisco foi agendado para o próximo sábado, 26, a partir das 10h, na própria Basílica de São Pedro. Após isso, o caixão será levado para a Basílica de Santa Maria Maior, onde vai ser sepultado, conforme pedido do pontífice.

Vale destacar que a cerimônia de sábado, conhecida como Missa de Exéquias, marca o primeiro dia do Novendiali ou nove dias de luto e orações em honra ao papa. Portanto, a celebração, no átrio da basílica, será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício.

Ao final, ocorrerão os ritos da Última Commendatio e da Valedictio, despedidas solenes que marcam o encerramento das exéquias.

Leia também:
1. Morre em Joinville idosa vítima de acidente durante fuga após mega-assalto em Jaraguá do Sul
2. Homens fazem buraco na parede e furtam agência bancária em Joinville
3. Feriadão: alinhamento de Páscoa e Tiradentes vai demorar décadas para acontecer novamente
4. Ranking aponta Joinville como oitava melhor cidade para se investir em imóveis para alugar
5. Arcebispo de Joinville relembra encontro com Papa Francisco: “se preocupou muito com a dignidade humana”


Assista agora mesmo!

Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: