X
X

Buscar

Paratleta joinvilense conquista medalha de bronze no Mundial de Atletismo em Paris

Nesta temporada, Edenilson já havia quebrado o recorde das Américas

O paratleta joinvilense Edenilson Floriani conquistou nesta segunda-feira, 16, a medalha de bronze no Arremesso de Peso no Mundial de Atletismo Paralímpico em Paris, na França.

O mundial contou com a participação de 107 países e mais de 1,3 mil atletas. A medalha de bronze veio após Edenilson alcançar a marca de 14,06 metros.

“Eu não consigo nem descrever o momento que estou vivendo, a importância dessa medalha, trabalhamos duro para chegar até aqui”, comenta Edenilson. “Acredito muito que essa conquista mostra que estamos no caminho certo. Final do ano temos o Parapan, ano que vem é ano de Mundial e Paralimpíadas e essa medalha só me um gás a mais para continuar buscando resultados ainda melhores”, completa.

Edenilson é o único paratleta convocado nascido em Santa Catarina. Paratleta formado pelo Centro Esportivo Para Pessoas Especiais (Cepe) iniciou sua carreira em 2016, desde então coleciona vários títulos.

Continua após o anúncio

“Estamos muito felizes com essa conquista. Sabíamos que ele tinha condições de brigar por medalha, eram realmente chances reais de medalha”, disse o técnico de Edenilson, Eliandro Braz Lucio.

“Ele vinha treinando muito forte, mas a preparação precisava de muita atenção por conta da cirurgia em dezembro. A medalha é consequência de uma boa temporada, ele sabe o quão importante e o peso que essa medalha tem para nós. Agora é voltar curtir o momento e dar continuidade aos treinos porque temos o Parapan no final do ano”, completou Eliandro.

No último dia 13 de julho em sua primeira participação no mundial Edenilson ficou na sétima colocação no Lançamento de Dardo com a marca de 58,63, sua segunda melhor marca do ano.

Após cirurgia no começo de dezembro, o paratleta teve um bom início de temporada. Na primeira competição de 2023 chegou muito perto do seu recorde mundial no Lançamento de Dardo e no Arremesso de Peso bateu o seu próprio recorde das Américas.

O Brasil fez a sua melhor campanha em Mundais, superando Lion em 2013 e Dubai em 2019.

Leia também:
1. Colégio de Joinville doa mais de dez toneladas de alimentos para instituições beneficentes
2. Homem é condenado a mais de 800 anos de prisão após estuprar enteada no Vale do Itajaí
3. Feminicídio: homem mata companheira a facadas em Joinville
4. Trecho da malha ferroviária no Porto de São Francisco do Sul é reativado após quatro anos
5. Vigilante de creche é condenado após estuprar cão na Serra catarinense


Assista agora mesmo!

Explore a riqueza da história de Joinville com o Casarão Neitzel: