+

Parceria entre Águas de Joinville e UFSC visa estudar uso de lodo de esgoto em plantações

Estudos serão realizados no cultivo de milho e aveia

Parceria entre Águas de Joinville e UFSC visa estudar uso de lodo de esgoto em plantações

Estudos serão realizados no cultivo de milho e aveia

Fred Romano | Revisão

A Companhia Águas de Joinville (CAJ) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) firmaram uma parceria neste mês para realizar estudos sobre o uso do lodo de esgoto como fonte de nutrientes no cultivo de milho e aveia.

A pesquisa focará na aplicação do lodo, após etapa de desinfecção, para melhorar a qualidade de solos arenosos e argilosos onde são cultivados os grãos. O estudo será realizado em uma fazenda experimental da própria universidade, próximo à cidade de Florianópolis.

“Diferentemente da compostagem, em que o lodo passa por um processo em ambiente controlado, o uso direto consiste em desinfetar o material e aplicar diretamente nas culturas. Esse material é chamado de biossólido”, explica Gustavo Tonon, engenheiro sanitarista da Águas de Joinville.

Após o processo de tratamento de esgoto, a parte sólida resultante — o lodo de esgoto —, passa pelo deságue, isto é, de retirada da água. Após a compostagem, obtém-se um fertilizante rico em nutrientes, como nitrogênio e fósforo, que pode ser aplicado na agricultura e na recuperação de solos.

O fertilizante obtido tem certificação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), ou seja, está nas normas sanitárias vigentes. Além disso, o lodo de esgoto deixa de ir para o aterro, prolongando a vida útil do local.

“Nossa equipe técnica estuda outras formas de aproveitamento do lodo de esgoto considerando seu potencial de transformação e o convênio firmado fortalece esse tipo de iniciativa, com foco na sustentabilidade.”, finaliza Sidney Marques de Oliveira Junior, presidente da companhia.

O aproveitamento do resíduo do tratamento de esgoto já é realizado pela Águas de Joinville desde 2022, por meio da técnica de compostagem. A empresa contratada faz o transporte do lodo e o destina para locais que trabalham na fabricação de fertilizante orgânico. Atualmente a companhia destina, por mês, 74 toneladas do lodo resultante do processo de tratamento de esgoto, correspondendo à reciclagem de 18% do lodo gerado.

Leia também:
1. 40º Festival de Dança de Joinville: veja guia com todas as atrações do evento
2. VÍDEO – Caminhão com carga de 15 toneladas usa área de escape da BR-376, entre SC e PR
3. IFSC abre inscrições para vagas remanescentes em cursos técnicos em Joinville
4. Trabalhadores caem de andaime em construção no Litoral Norte
5. Joinville Vôlei abre venda de ingressos para jogo contra a Seleção da Colômbia


Assista agora mesmo!

Palacete Schlemm: a mansão de 1930 com detalhes criados por artista alemão:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo