X
X

Buscar

Paróquia de Joinville inaugura padaria que vai doar pães a famílias em vulnerabilidade social

Projeto comunitário do bairro Paranaguamirim prevê ajudar cerca de 100 famílias por semana

A Paróquia São Miguel Arcanjo, localizada no bairro Paranaguamirim, inaugurou no último domingo, 3, a Padaria Comunitária Pão Nosso, projeto que prevê a venda de pães e doação do alimento para famílias em vulnerabilidade social.

Além das doações, a iniciativa também oferece capacitação para quem deseja se tornar confeiteiro e salgadeiro profissionais.

A Padaria Comunitária Pão Nosso vai doar pães caseiros todas as quartas-feiras, a partir do dia 6 de julho, das 15h até 17h, para 100 famílias que estão cadastradas no Cras ( Centro de Referência da Assistência Social). Para retirar os pães é preciso pegar a senha na secretaria da paróquia todas as terças-feiras das 8h às 11h da manhã, mediante comprovante de cadastro único e um documento com foto.

A padaria também vai oferecer alimentos para iniciativas pastorais que impactam na realidade social do bairro. Será o caso do café para o encontro da Pastoral do Idoso e o lanche para as crianças que participam da “Celebração da Vida”, promovida pela Pastoral da Criança.

A Paróquia São Miguel Arcanjo, responsável pelo projeto, também convida a comunidade a se envolver com a padaria. Todos que desejarem apoiar a iniciativa poderão fazer doações de trigo, óleo de cozinha, ovos, açúcar e leite.

Capacitação profissional

Diocese de Joinville/Divulgação

A Paróquia São Miguel Arcanjo, em parceria com o Senac, está oferecendo gratuitamente o Curso de Salgadeiro para 30 pessoas. O curso tem 180 horas/aulas e teve início no dia 5 de maio e vai até setembro de 2022.

As aulas acontecem todas as semanas, nas terças e quintas-feiras, das 14h às 17h20. Já está programado um segundo Curso de Salgadeiro para o próximo semestre e também o Curso de Confeiteiro com 300 horas/aulas para o ano que vem.

As formações têm a finalidade de capacitar as pessoas em situações vulneráveis para o mercado de trabalho e consequentemente melhorar a renda e resgatar a dignidade familiar.

Projeto vai ajudar a comunidade paroquial

A Padaria Comunitária Pão Nosso quer ajudar as famílias e também arrecadar recursos para o bem comum da comunidade paroquial. Mesmo com uma Pastoral do Dízimo organizada, os recursos são poucos para fazer melhorias na estrutura das comunidades, como execução de obras e investimento em equipamentos, informa a paróquia.

A lista de planos e necessidades da paróquia busca melhorar o bem-estar e a qualidade da evangelização dos fiéis. A comunidade matriz ainda não possui um centro de pastoral com auditório. Os encontros e formações são realizados em um pequeno galpão que está sendo reformado com doações e mão de obra voluntária. Na estrutura existem apenas duas salas de catequese anexas a igreja. Na matriz somente a secretaria paroquial é climatizada.

A Paróquia São Miguel Arcanjo mantém outros projetos sociais no bairro. São os casos da Escola de Karatê que atende 75 crianças semanalmente e as duas hortas comunitárias em terrenos baldios cedidos pelos moradores do bairro, nas quais 30 famílias cultivam os canteiros com diversas verduras sem utilização de agrotóxicos.

Diocese de Joinville/Divulgação