+

Paróquia Santo Antônio mantém celebrações suspensas, em Joinville

Decisão interna ocorre pelo aumento do número de casos confirmados de coronavírus no município

Paróquia Santo Antônio mantém celebrações suspensas, em Joinville

Decisão interna ocorre pelo aumento do número de casos confirmados de coronavírus no município

Redação O Município Joinville

Nesta sexta-feira,  1º, a Paróquia Santo Antônio, de Joinville, emitiu um comunicado com a informação de que não voltaria a realizar as celebrações eucarísticas, neste fim de semana.

No texto, assinado pelo pároco, padre Renato dos Santos, o motivo da não abertura total é pelo crescimento do número de casos confirmados da Covid-19 no município. Com o alerta de responsáveis pela saúde pública sobre um pico de casos, a decisão foi tomada internamente.

“Na condição de Pároco, ontem à noite reuni Membros do Conselho de Pastoral com a finalidade de consultá-los sobre esta situação. Após ouvir os prós e contras, entendemos, conjuntamente, não ser ainda o momento certo para nossa reabertura plena da igreja. A prudência, neste momento fará muito bem. É preferível esperar mais uns dias do que correr o risco de sermos canal de transmissão da peste. Como já afirmei em outra situação, a borboleta arrancada do casulo antes da hora, nunca mais voará com perfeição”, diz no comunicado.

Ainda, o documento ressalta sobre as críticas independente da decisão tomada, pois se abrissem a paróquia também receberiam represálias de quem é contra.

“Respeitamos o parecer de todos. Cada qual tem seu modo de pensar. Quando retomarmos as Celebrações, cada qual deverá saber, segundo sua consciência, se é já o momento de sair de sua casa. De nossa parte, faremos o possível para que todos estejam sãos e salvos da infecção”, continua.

A secretaria paroquial ficará aberta das 8h às 18h e a Capela do Santíssimo estará sempre aberta para as orações pessoais.

As celebrações continuam sendo transmitidas via página do Facebook da paróquia. Na noite desta sexta-feira, às 19h, será feita a transmissão da  Santa Missa de São José Operário.

“Desse modo, optamos por continuar com a igreja fechada, esperando as orientações autorizadas das autoridades de nossa cidade o do Estado. Preservar e defender a vida de todas as pessoas que participam da nossa amada Paróquia é a nossa missão primeira”.

Confira texto na integra:

Estimado Povo de Deus, presente no território geográfico da Paróquia Santo Antônio, de Joinville.
Comunicando:
Tínhamos pensado em retomar as nossas Celebrações Eucarísticas no próximo final de semana. Contudo, vendo o crescimento do número de infectados em nossa cidade, e tendo ouvido os responsáveis pela saúde pública alertar para os momentos de PICO que deverão acontecer nestes dias, decidimos, por prudência, esperar mais um pouco para a total reabertura da nossa Paróquia às práticas Sacramentais.
Na condição de Pároco, ontem à noite reuni Membros do Conselho de Pastoral com a finalidade de consultá-los sobre esta situação. Após ouvir os prós e contras, entendemos, conjuntamente, não ser ainda o momento certo para nossa rabertura plena da igreja. A prudência, neste momento fará muito bem. É preferível esperar mais uns dias do que correr o risco de sermos canal de transmissão da peste. Como já afirmei em outra situação, a borboleta arrancada do casulo antes da hora, nunca mais voará com perfeição.
Somos conscientes de que seríamos criticados em qualquer das possibilidades. Se abríssemos, seríamos criticados pelos que são contrários, por entenderem não ser, ainda, o momento oportuno. Se não abríssemos, pelos que acham que já poderíamos abrir. Respeitamos o parecer de todos. Cada qual tem seu modo de pensar. Quando retomarmos as Celebrações, cada qual deverá saber, segundo sua consciência, se é já o momento de sair de sua casa. De nossa parte, faremos o possível para que todos estejam sãos e salvos da infecção. Sei bem que é doloroso termos que passar por esta situação e ficar sem receber a Sagrada Eucaristia, centro da nossa vida de cristãos seguidores de Jesus. Fé e ciência são as duas asas que Deus nos deu para sermos mais eficientes. Quanto a mim, Pároco, não quero levar nas costas a culpa de ter permitido a proliferação do vírus por ter atropelado as coisas. Há vidas em jogo…
Desse modo, optamos por continuar com a igreja fechada, esperando as orientações autorizadas das autoridades de nossa cidade o do Estado. Preservar e defender a vida de todas as pessoas que participam da nossa amada Paróquia é a nossa missão primeira.
Nossa Secretaria paroquial está aberta das 8 horas até as 18horas.
A Capela do Santíssimo estará sempre aberta para as orações pessoais.
Vamos continuar a transmitir algumas celebrações via Facebook da nossa Paróquia. Hoje à noite, às 19horas faremos a transmissão da Santa Missa de São José operário. Quem desejar, poderá acessar o nosso Facebook.
Continuemos nossa vida de fé, fortemente vivida, em Família. A Oração em Família seja verdadeiro bálsamo neste momento difícil pelo qual passamos. Tudo passará e a vida retoará seu curso normal.
Deus os abençoe largamente.
P. Renato dos Santos – Pároco

 

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo