+

Paróquia São Miguel Arcanjo produz pães caseiros para serem doados à famílias em vulnerabilidade

Projeto também busca instigar a comunidade a fazer doações

Paróquia São Miguel Arcanjo produz pães caseiros para serem doados à famílias em vulnerabilidade

Projeto também busca instigar a comunidade a fazer doações

Redação O Município Joinville

A Paróquia São Miguel Arcanjo, do bairro Paranaguamirim, em Joinville, criou o projeto “Pão Solidário” para atender famílias em vulnerabilidade social.

O alimento é vendido no fim das missas de quinta-feira, por R$ 10 a unidade. Aos que não podem pagar, o pão é oferecido gratuitamente. E quem puder ajudar o projeto, além de poder comprar o alimento para a própria família, também pode deixar pães pagos para outras pessoas.

“O objetivo é unir espiritualidade e autoestima. O ‘Pão Solidário’ faz bem porque você come e seu irmão também”, explica padre Carlos Alberto Pinto da Silva, conhecido como Carlinhos.

O pároco conta que, durante as vendas, os voluntários aproveitaram para dialogar com as famílias, instigar a solidariedade entre as pessoas e identificar aqueles que precisam de algum apoio.

“É uma caridade criativa, que nos dá a chance de conversar com as famílias e saber de suas reais necessidades. Muitas vezes, damos o feijão, mas falta o gás. Ou há problemas com filhos, com o marido. É preciso conversar, acompanhar, aconselhar, intermediar soluções. É o pobre ajudando o pobre”.

Além de identificar famílias em possível momento de vulnerabilidade durante as vendas nas missas, a paróquia já atende 250 moradores cadastrados na Associação Diocesana de Promoção Social (Adipros).

Atualmente, a venda acontece apenas na igreja matriz, mas o projeto deve também chegar em breve nas comunidades Aparecida, Jardim Edilene, Ana Júlia e Canaã, informa o pároco.

Paróquia São Miguel Arcanjo/Divulgação

A produção dos pães é realizada na cozinha da Igreja Matriz, seguindo todas as exigências sanitárias. Para a produção, também tem sido realizado o reaproveitamento de alimentos como beterraba, batata, cenoura e aipim, usadas na fabricação dos pães.

Os insumos são repassados pela paróquia ou doados pela comunidade, destaca a pároco. Todo o processo de fabricação e venda dos pães é realizado por voluntários.

Paróquia São Miguel Arcanjo/Divulgação

Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo