Parque inicia plantio dos girassóis em Joinville; saiba como é feito e quando será a temporada

Parque abre para visitação dos girassóis em meados de julho

Parque inicia plantio dos girassóis em Joinville; saiba como é feito e quando será a temporada

Parque abre para visitação dos girassóis em meados de julho

Fernanda Silva

Quem vê a beleza dos 18 mil girassóis nos jardins do Parque dos Hemerocallis não imagina a dedicação e cuidado empregados no cultivo das flores, tarefa iniciada muito antes do floreio, que ocorre em meados de julho.

As sementes são plantadas em pequenos potinhos, berços de terra, como diz Dario Bergemann, jardineiro e proprietário do local. Ali, ficam por cerca de dez dias. Depois, já em mudas, os girassóis são colocados um por um na terra mexida e preparada especialmente para recebê-los.

Fernanda Silva/O Município Joinville
Fernanda Silva/O Município Joinville

Entre abrigar as sementes na terra e ver o girassol irradiar espera-se de 55 a 60 dias. “Pra gente é lindo ver isso crescer”, conta Dario. Nos seus olhos, é possível ver a paixão por plantar. “Ver esse processo [crescer] é o diferente, emociona”, acrescenta.

Cuidados com o plantio

Mas, para garantir que as 18 mil mudas cresçam graciosas, é preciso muito cuidado. Isso impulsionou, inclusive, a escolha da data para o semeio. Ao crescer, a chuva impulsiona o crescimento das pequenas mudas, mas as fortes gotas que caem do céu também podem destruir as flores quando elas já estiverem desabrochadas.

Por isso, foi preciso consultar a meteorologia e checar qual época do ano menos chovia na cidade. A princípio, a equipe identificou que o melhor período para a plantação seria entre os meses de maio e julho.

Cada temporada é pensada com muito carinho. A terra que recebe as plantas é preparada de acordo com as necessidades de nutrientes de cada espécie. Após o plantio, redes são colocadas no solo para garantir que os girassóis cresçam uniformes. Ao crescerem, os pequenos quadrados de tecido acompanham as plantas, ficando na mesma altura do caule. “A força do vento pode entortá-los. Então a rede impede”, explica o jardineiro.

Jardineiros preparam a terra para que as mudas sejam plantadas nos jardins | Foto: Fernanda Silva/O Município Joinville
As plantas são divididas por uma rede de proteção | Foto: Fernanda Silva/O Município Joinville

Ainda durante o crescimento das flores, o olhar clínico é empregado na terra a fim de identificar possíveis minhocas e outros insetos. Dario conta que tenta manter o processo o mais natural possível e agrotóxicos só são utilizados quando há muitos insetos nos jardins.

Depois de quase dois meses os girassóis florescem. Apesar de ser conhecida por “seguir o sol”, o jardineiro conta que a flor vira para o lado em que o sol nasce, ou seja, para o leste, e assim permanece durante todo o dia.

Fim da florada

Como tudo tem um ciclo, o girassol também tem o seu. No fim da temporada, no início de agosto, os girassóis começam a murchar, são retirados e os jardins dão espaço para outras plantas.

Segundo Dario, após a florada dos girassóis, a terra será ocupada por beijinhos e, depois, por hemerocallis. “Sempre temos coisas novas. Novas plantas para conhecer”, afirma Dario, que continua fazendo pesquisas e visitando lugares para trazer novas espécies de plantas ao parque.

Fernanda Silva/O Município Joinville
Fernanda Silva/O Município Joinville

Temporada

Durante as temporadas de floreio, não só do girassol, mas de outras flores, Dario e a equipe compartilham sua paixão. “Vejo a alegria no rosto das pessoas e elas mesmas me falam. Fico feliz por fazer algo por Joinville, uma coisa alegre”, diz orgulhoso.

Em 2021, foram 30 mil pessoas impactadas pelas belezas da natureza do Parque dos Hemerocallis. Neste ano, a temporada começa na metade de julho e segue até o fim do mês.

A entrada para o Parque dos Hemerocallis custa R$ 28 e R$ 14 a meia. Crianças até 5 anos não pagam. Pessoas com idade entre 6 e 18 anos, professores, estudantes, idosos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência pagam meia entrada.

Novidades para 2022

O jardineiro destaca que estar no jardim emociona e precisa ser compartilhado. Por isso, conta que o parque investiu em acessibilidade e inclusão para que tantas outras pessoas pudessem sentir esta alegria das flores.

Um pequeno mirante foi colocado em um dos jardins de girassol. “Uma pessoa cadeirante não vai conseguir olhar acima do girassol, vai ficar na mesma altura. Agora, vai poder enxergar também de cima”, explica Dario.

Com um grande jardim, muitas pessoas com mobilidade reduzida também não conseguiam percorrer todos os caminhos, aponta o proprietário. Então, foram adquiridas cadeiras de rodas, que podem transportar os visitantes dentro do local.

Dario espera cerca de 33 mil visitantes neste ano. Com o público cada vez maior, a agilidade e comodidade foram focos para obras e melhorias no espaço.

O banheiro e as cabines de venda de ingressos estão sendo ampliados. Ao invés de duas estruturas para entrega de tickets, serão cinco. “Já houve gente que ficou uma hora na fila, queremos agilizar isso”, explica Dario.

Outra novidade, será a venda online de ingressos, que também deve facilitar a passagem dos visitantes pelo parque. O site para compra ainda será disponibilizado.

Durante o período de florada dos girassóis, o Parque dos Hemerocallis abre de terça a domingo.

– Notícia atualizadas às 10h13 de 8/6: diferente do foi noticiado anteriormente, o girassol não segue o sol. Ele apenas se vira para a direção onde o sol nasce e assim permanece. A informação já foi corrigida no texto. 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo