“Partiu fazendo o que amava”: homem que morreu após sofrer infarto em trilha de Garuva é identificado
Vítima tinha 47 anos
Vítima tinha 47 anos
Foi identificado como Rafael Oliveira, de 47 anos, o homem que morreu após sofrer um infarto na trilha da Pedra da Tartaruga, em Garuva, neste domingo, 24.
Nas redes sociais, Rafael se denominava como “andarilho da montanha” e compartilhava aventuras em montanhas, escaladas e trilhas em diversos locais pelo Brasil e em outro países.
Também nas redes, amigos e pessoas que conheciam o montanhista lamentaram a morte dele. “Rafael partiu fazendo o que amava e no lugar que tanto amava, deixando em todos nós um exemplo de dedicação e paixão pela vida. Descanse em paz, hoje os céus receberam um toque a mais de alegria!”, escreveu um amigo, que também agradeceu o esforço de diversos órgãos na tentativa de resgate.
“Amigo e irmão, estará sempre em nossas vidas”, publicou uma amiga. Outra pessoa descreveu Rafael como um “exemplo de amigo, de ser humano, que vivia a vida intensamente”.
Informações sobre velório e sepultamento não foram repassadas.
O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado por volta de 10h20 deste domingo. Inicialmente, a caminhonete dos bombeiros foi deslocada. Ao mesmo tempo, os bombeiros acionaram a aeronave Águia-01, que tentou ir até o local, porém, não conseguiu devido às condições climáticas.
Durante o deslocamento, a central do Samu comunicou que uma viatura dos Bombeiros Voluntários e uma Unidade Avançada do Samu estavam a caminho para apoio.
O deslocamento até o início da trilha foi de aproximadamente 75 km, com duração de cerca de 3 horas, seguido de 4,5 km de progressão em trilha até o ponto da vítima.
Ao chegar no local, a guarnição foi informada de que Rafael entrou em parada cardiorrespiratória por volta das 10h20. Foram realizados procedimentos de reanimação cardiopulmonar até próximo de 12h por dois guias que permaneciam com a vítima (um deles apresentou-se como bombeiro voluntário).
Cerca de 20 minutos após a chegada da guarnição bombeiro militar, chegaram ao local as equipes dos Bombeiros Voluntários e do Samu, um médico e um enfermeiro, ocasião em que o médico constatou oficialmente o óbito.
Em seguida, foi iniciada a extração da vítima até a ambulância avançada do Samu para os encaminhamentos. A extração foi realizada com maca tipo mamute e mula (roda de transporte), o que facilitou o deslocamento.
O transporte até a viatura demandou cerca de duas horas e meia para transpor os 4,5 km da trilha.
Leia também:
1. Jovem de 22 anos é morto a tiros no Jardim Paraíso, em Joinville
2. Jovem vítima de acidente de moto em Joinville morreu poucos dias após aniversário
3. Trimania Norte: moradora de Joinville ganha prêmio principal no sorteio deste domingo
4. Aplicativo de monitoramento de emoções, criado em Joinville, é selecionado em programa de ideias inovadoras
5. Vereador quer proibir abandono de oferendas e objetos em locais públicos de Joinville: “não é sobre religião, é sobre ordem pública”
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: