Parto entre adolescentes reduz em quase 50% em Joinville
Redução foi observada em um período de dez anos
Na Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, a Prefeitura de Joinville divulgou os dados de partos entre adolescentes na cidade. Em dez anos, a redução chegou a quase 50%.
Segundo a prefeitura, em 2022 a cidade atingiu a menor proporção de partos entre adolescentes da sua história. Foram 535 partos, o que corresponde a 7,12% dos nascidos vivos no período (7.515 bebês). A média nacional é de 14% e a estadual é de 10,4%.
Em 2010, por exemplo, foram 993 partos em adolescentes, 13,74% dos nascidos vivos naquele ano (7.227 bebês). Segundo o secretário de Saúde de Joinville, Andrei Kolaceke, essa redução é fruto de uma série de ações da Prefeitura de Joinville.
“Há ainda o serviço de oferecimento de contraceptivos, com vários métodos disponíveis. Há os preservativos, tanto masculino quanto feminino, o contraceptivo oral e temos expandido cada vez mais a implantação de DIU. Temos avançado com essas ações para todas as mulheres que têm vida sexual ativa e, com isso, favorecendo esse planejamento familiar, conseguimos reduzir os casos de gravidez na adolescência”, explica Andrei.
O secretário de Saúde reforça que as ações envolvem mais áreas da Prefeitura de Joinville. “É um trabalho que não é exclusivo da Secretaria da Saúde. Envolve também a participação da Secretaria de Educação e da Assistência Social”, afirma o secretário.
Leia também:
1. VÍDEO – Humorista catarinense é denunciado por violência doméstica
2. Mega-Sena: 28 apostas de Joinville acertam a quadra em sorteio desta quarta-feira
3. Confira a programação do Verão Teatral de Joinville 2023
4. VÍDEO – Lanchonete de SC manda pedras para cliente que tentou dar golpe do Pix
5. Aposta de Joinville acerta a quadra de concurso da Quina
– Assista agora:
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização