Passeios a pé em Joinville: Sebrae lança roteiros audioguiados; saiba como acessar
Três rotas voltadas para a área central da cidade foram criadas
Três rotas voltadas para a área central da cidade foram criadas
O Sebrae lançou nesta quinta-feira, 7, roteiros turísticos audioguiados para passeios a pé em Joinville. Em formato “walking tour”, a iniciativa permite que moradores e turistas conheçam os principais pontos turísticos da cidade de maneira independente e interativa.
Os “walking tours”, ou passeios guiados a pé, permitem que o visitante explore os atrativos no próprio ritmo, sem a presença de um guia físico. As rotas são audioguiadas, com áudios explicativos que podem ser acessados via aplicativo. As trilhas, disponíveis gratuitamente no Spotify, contam com a possibilidade de baixar o mapa do percurso pelo site Visite Joinville, facilitando a experiência. Os áudios estão disponíveis em português, inglês e espanhol.
Três diferentes roteiros foram lançados no evento que aconteceu na Harmonia-Lyra. Todos são focados na área central da cidade. É possível acessar por meio do site visitejoinville.com.br/roteiro-caminhando-em-joinville.
Um deles é o Walking Tour Imperdíveis de Joinville. Este roteiro inclui 18 pontos turísticos, como a Escola Bolshoi, Centreventos, Museu da Imigração, Mercado Público e Otto Boulevard. É uma experiência rica em história e cultura, que abrange os principais ícones locais.
Outro é o da rua do Príncipe, que enfoca o patrimônio histórico da via, com informações sobre a arquitetura e a história dos imóveis tombados da rua.
O Sebrae também preparou um Walking Tour com dez cafés charmosos de Joinville. Em comemoração ao lançamento da rota, uma promoção está disponível por meio do menu experiência: a especialidade da casa por R$ 29,90. A promoção vale até dia 9 de março de 2025.
Os roteiros audioguiados prometem enriquecer a experiência turística em Joinville, proporcionando uma nova maneira de interação e conhecimento da cidade, acessível a qualquer hora do dia.
O processo para a criação das rotas demorou cerca de seis meses. “A gente tem muitas coisas para fazer, mas até então não tínhamos nada para fazer a pé”, conta a gestora de projeto do Sebrae, Milena Zimmermann de Freitas. Com isso, a equipe começou a pensar em alternativas que fossem democratizadas e não dependessem de horário ou uma profissional guiando. Foi então que surgiu a ideia das rotas audioguiadas.
Milena cita o caso da Harmonia-Lyra, que não é aberta para visitação, mas com o áudio é possível inserir na rota para que o visitante conheça a história do local.
“O modelo de “walking tour” traz diversas vantagens: além de ser uma experiência mais econômica, permite que o turista crie seu próprio roteiro, escolhendo onde e por quanto tempo deseja permanecer. Com informações disponibilizadas em áudio, o visitante fica livre para realizar a experiência de forma personalizada e prática”, enfatiza a gestora de projetos.
Com relação aos cafés, a equipe buscou cafés que fossem próximos, para permitir o passeio a pé, e charmosos. A intenção é aumentar a rota futuramente, assim como criar outros roteiros.
Leia também:
1. “Minha inspiração é Rayssa Leal”: skatista de 11 anos de Joinville brilha nas pistas e vai disputar o Brasileiro
2. Após quatro anos, linha de ônibus em rua do Guanabara, em Joinville, é reativada
3. Chuva causa deslizamentos e alagamentos em cidades do Norte de SC
4. Câmara de Joinville aprova aumento no número de assessores por gabinete
5. Meia que disputou Copa SC pelo JEC rescinde contrato com o clube
Amor à primeira vista trouxe paraguaia para Joinville: