Patrono da 83ª Festa das Flores de Joinville recebe Comenda da Ordem do Mérito Cultural Maestro Carlos Gomes

Ninfo König se emocionou ao ser reconhecido como figura de destaque

Patrono da 83ª Festa das Flores de Joinville recebe Comenda da Ordem do Mérito Cultural Maestro Carlos Gomes

Ninfo König se emocionou ao ser reconhecido como figura de destaque

Isabel Lima | Revisão


A cerimônia de abertura da 83ª Festa das Flores Joinville homenageou o patrono desta edição, o empresário Ninfo König, que em 1995 foi presidente da Ajao quando promoveu a importação de uma grande quantidade de plantas dos Estados Unidos, aumentando a coleção dos associados. Além disso, Ninfo participou da construção da nova sede da Ajao, onde a agremiação atua até hoje.

O empresário também recebeu a “Comenda da Ordem do Mérito Cultural Maestro Carlos Gomes”, da Sociedade Brasileira de Artes, Cultura e Ensino. Ninfo foi reconhecido como personalidade destaque na sociedade joinvilense, catarinense e brasileira.

Leia também: Festa das Flores em Joinville: tudo o que você precisa saber sobre o evento

“Que sorte temos nós joinvilenses de adentrar esse jardim multicolorido para o deleite dos olhos. Como estou orgulhoso aos meus 83 anos de ser patrono desta festa fascinante, feita por pessoas abnegadas e dedicados orquidófilos. Estamos comemorando uma data que se aproxima de um século, isso é para os fortes, uma injeção de ânimo e clara demonstração de persistência e trabalho”, declara o patrono.

Isabel Lima/O Município Joinville

Patrimônio imaterial

Na cerimônia de abertura da 83ª Festa das Flores de Joinville, o presidente da Agremiação Joinvilense de Amadores de Orquídeas (Ajao), Jacson Lúcio Zandonai, recebeu uma placa que confere à Festa das Flores o título de Patrimônio Imaterial de Joinville, concedido pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult).

A outorga inclui o evento no Livro de Registro de Celebrações. A titulação foi publicada no Diário Oficial de Joinville no dia 10 de novembro. Entre os benefícios da outorga, está a prioridade em editais de fomento cultural promovidos pelos poderes públicos executivos ou entidades culturais.

A data do reconhecimento do evento como Patrimônio Imaterial coincidiu com o mês em que a cidade recebe anualmente a festa mais colorida do ano. No entanto, os trâmites para a titulação começaram há alguns meses. O processo teve apoio da vereadora Tânia Larson e foi realizado pela Coordenação de Patrimônio Cultural a partir da requisição da Agremiação Joinvilense de Amadores de Orquídeas (AJAO), organizadora da festa.

Uma das etapas do processo foi a consulta pública para ouvir a comunidade. O trâmite ocorreu online e apresentava um questionário com perguntas sobre a importância da Festa das Flores para o município. O processo também foi aprovado na Comissão do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Natural (Comphaan) do município.

Festa das Flores 2023

A esperada 83ª Festa das Flores de Joinville acontece de 14 a 19 de novembro na Expoville, localizada na Quinze de Novembro, 4315, no bairro Glória. Para acessar os pavilhões do evento, os visitantes devem adquirir ingressos antecipadamente ou na bilheteria do local. A estrutura do evento também oferece estacionamento para carros, motocicletas, ônibus e vans.

A 83ª Festa das Flores de Joinville funciona das 9h às 21h de 14 a 18 de novembro. Já no dia 19, o evento ocorre das 9h às 20h.


Assista agora mesmo!

Sargento Junkes leva o pai e o irmão para o bar da Zenaide para contar histórias de família:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo