Peça teatral de Joinville sobre mulheres presas será apresentada em cidades de Santa Catarina

Apresentações serão virtuais

Peça teatral de Joinville sobre mulheres presas será apresentada em cidades de Santa Catarina

Apresentações serão virtuais

Redação O Município Joinville

Entre outubro e novembro, a peça teatral “Celas e elas – desmontagem teatral sobre mulheres e cárceres”, do VAI! Coletivo, de Joinville, será apresentada em quatro cidades de Santa Catarina.

Dirigido pela atriz Samira Sinara, o espetáculo aborda temas voltados para o machismo sociedade brasileira, como assédio moral a homicídio, levantando reflexões para a vida dentro e fora das prisões.

A peça circulará de modo remoto pelo estado. O circuito de apresentações, seguido de um bate-papo com a plateia de internautas, será apresentado em Lages, Chapecó, Criciúma e Florianópolis nos canais no YouTube dos locais.

“Celas e elas” é uma desmontagem da peça “celas”, que circulou por Santa Catarina até 2014. Cinco anos depois, a nova versão traz experiências do projeto “Teatro com mulheres em privação de liberdade”, realizado por Samira e Daiane Dordete, diretora e responsável pela dramaturgia do espetáculo, junto às reeducandas do Presídio Regional de Joinville.

“Neste processo, percebemos o quanto uma prisão pode ser apenas subjetiva e o quanto a ‘vida real’ dessas mulheres são excluídas na sociedade”, explica Samira.

Para a diretora Daiane Dordete, o encarceramento em massa no Brasil é reflexo de um processo histórico de colonização, escravização e depreciação humana que nunca realizou um projeto efetivo de ressocialização da população negra.

“No caso das mulheres encarceradas, outras questões específicas de gênero atravessam esse tema, como o abandono que elas sofrem nesse ambiente por parte de suas famílias”, afirma.

No final de 2020, haviam 1.044 mulheres detidas em presídios catarinenses, segundo o Departamento de Administração Prisional.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo